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Título: Discutindo a acessibilidade do servidor público surdo na administração : um estudo sobre a aplicabilidade do art. 26 do Decreto n.º 5.626/2005
Autor(es): Carvalho, Guilherme Moreira de
Orientador(es): Sousa, Saulo Machado Mello de
Assunto: Acessibilidade
Surdos
Administração pública
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 29-Jun-2022
Referência: CARVALHO, Guilherme Moreira de. Discutindo a acessibilidade do servidor público surdo na administração: um estudo sobre a aplicabilidade do art. 26 do Decreto n.º 5.626/2005. 2021. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O foco desta pesquisa consiste na discussão acerca da importância da Acessibilidade prevista no art. 26º do Decreto n.º 5.626/2005 (BRASIL, 2005). Ademais, em relação ao referencial teórico, cumpre comentar que os conceitos de Cultura e de Identidade Surda, de acordo com estudos apresentados por Strobel (2009), Hall (2004) e Moura (2015), serão abordados com o objetivo de explicitar a importância dos direitos e do reconhecimento do indivíduo Surdo na sociedade. Por fim, no tocante aos procedimentos metodológicos, cabe explicitar que a pesquisa adotará a perspectiva do “Estudo de Caso”, por meio de entrevista de 3 (três) servidores públicos surdos, tendo como referência normativa o disposto no art. 26º do Decreto n.º 5.626/2005 (BRASIL, 2005).
Abstract: This paperis a partial requirement for the completion of the course in Brazilian Sign Language -Portugueseas a Second Language (LSB-PSL), at the University of Brasília (UnB). The theme falls within the area of the study of Accessibility, and its theoretical references are studies focused on Deaf Culture and Identity; Accessibility; and Communication in social environments (in this specific case, Public Administration). Its object of study is the theme of accessibility. The main objective of this work is to discuss the relevance of accessibility for deaf public servants, under the terms ofart. 26 of Decree No.5626/2005. In turn, the specific objectives are the selection of theoretical reflections by scholars such as Strobel (2009), Hall (2004) and Moura (2015), who deal with the concepts of Culture, Deaf Identity and Humanized Communication; the applicationofa case study (interview with 3 deaf public servants); and the description of these perceptions about accessibility. To achieve the objectives, a qualitative and exploratory methodology was adopted. Interviews (semi-structured) were carried out in order to verify the perception of public servants about accessibility in public bodies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2021.
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