Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31581
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PedroHenriqueFernandesAguiar_tcc.pdf930,28 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBin, Daniel-
dc.contributor.authorAguiar, Pedro Henrique Fernandes-
dc.identifier.citationAGUIAR, Pedro Henrique Fernandes. Lei de Cotas para o Ensino Superior: análise quanto à representatividade. 2022. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Lei de Cotas para o Ensino Superior surge após um extenso processo de tramitação no Congresso Nacional, de 1999 até 2012. Deriva de um período de amadurecimento das Ações Afirmativas no Brasil, partindo de um entendimento de dever estatal para com a educação. A participação dos movimentos sociais negros foi fundamental para a proposição legislativa, assim como aconteceu nos respectivos processos de cotas em universidades públicas. Sendo assim, o objetivo geral do presente estudo é investigar a formação da Lei 12.711/2012 e analisar se a mesma alcançou, ou poderia ser encaixada como, o parâmetro de justiça de Representatividade, assim como a especificidade da Representação presente na lógica de Reconhecimento, de acordo com a Teoria da Justiça da filósofa Nancy Fraser, com relação aos negros. Para atingir essa finalidade, o foco está na atuação do Movimento Negro relacionado à educação dos negros no Brasil, assim como a participação do referido Movimento na formação da Lei de Cotas, e na tramitação dessa lei nas duas Casas do Congresso Nacional. A pesquisa caracteriza-se pelo aspecto qualitativo, utilizando as técnicas bibliográfica, de análise documental e a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam o abandono estatal frente à educação dos negros desde o período da escravidão até metade do século XX; a luta dos movimentos negros por seus direitos, inclusive à educação e à igualdade racial; o contexto acirrado da formação da Lei de Cotas, porém com aprovação unânime; e a falsa representação, segundo o conceito de Fraser, dos pretos e pardos com relação aos parlamentares.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCotas raciais - universidadespt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordNegros - representaçõespt_BR
dc.titleLei de Cotas para o Ensino Superior : análise quanto à representatividadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T12:41:36Z-
dc.date.available2022-08-04T12:41:36Z-
dc.date.submitted2022-04-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31581-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.