Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31649
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RenanDeMoraesAndradeNavarrete_tcc.pdf1,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da plataforma Aprender 3 da Universidade de Brasília por alunos do curso de Administração
Autor(es): Navarrete, Renan de Moraes Andrade
Orientador(es): Silveira Júnior, Aldery
Assunto: Ambientes virtuais de aprendizagem
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 10-Mai-2022
Data de publicação: 11-Ago-2022
Referência: NAVARRETE, Renan de Moraes Andrade. Avaliação da plataforma Aprender 3 da Universidade de Brasília por alunos do curso de Administração. 2022. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O estudo realizado buscou avaliar a plataforma Aprender 3, ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido pela Universidade de Brasília. Na revisão da literatura, são discutidos os temas de ambiente virtual de aprendizagem, e-learning, Moodle, plataforma Aprender, e Ergonomia e interação humano-computador. Para a avaliação, construiu-se um modelo multicritério referente à plataforma Aprender 3, que em conjunto com os dados fornecidos pela pesquisa de campo realizada, possibilitou a avaliação da plataforma pelos alunos. Os critérios determinados para a avaliação foram: Funcionalidade; Usabilidade; e Aspectos técnicos. A pesquisa de campo contou com a participação de 64 alunos do curso de Administração, usuários da plataforma Aprender 3. Os resultados encontrados permitiram concluir que os estudantes consideram a plataforma Aprender 3 regular, avaliando-a com uma nota final 5, em uma escala de 0 a 10. Os comentários realizados pelos estudantes na pesquisa de campo permitem uma melhor compreensão da nota final atingida, assim como das notas referentes aos critérios específicos da plataforma Aprender 3.
Abstract: This study sought to evaluate platform Aprender 3, the virtual learning environment developed by Universidade de Brasília. The subjects discussed in the literature revision are virtual learning environment, e-learning, Moodle, Aprender platform and Ergonomics and human-computer interacition. To do the avaliation, a multicriteria model referent to the platform Aprender 3 was built. This model, together with the data from the field research, made it possible to evaluate the platform from the students point of view. The determined criterias to the evaluation were: Functionalities; Usability; and Technical aspects. The field research had the participation of 64 students of the Administration course, that were users of the platform Aprender 3. The results found led to conclude that the students considered the platform Aprender 3 regular, evaluating it with a final score of 5, in a scale of 0 to 10. The comments made by the students in the field research allow a better comprehension of the final grade achieved, as well as of the scores relatives to the specifics criterias of platform Aprender 3.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.