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2019_FranciscoGorman_JuliaAbdala_LucasCunha_tcc.pdf8,93 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorConceição, Pedro Henrique Zuchi da-
dc.contributor.authorGorman, Francisco Silva-
dc.contributor.authorAbdala, Julia Andrade-
dc.contributor.authorCunha, Lucas Neiva da-
dc.identifier.citationGORMAN, Francisco Silva; ABDALA, Julia Andrade; CUNHA, Lucas Neiva da. Indicadores de sustentabilidade: sistematização da percepção do corpo docente da UnB. 2019. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO debate acerca de desenvolvimento e sustentabilidade está cada vez mais presente no contexto mundial, devido à escassez de recursos e impactos ambientais negativos no planeta, o que implica que sejam tomadas ações que internalizem a questão ambiental na governança e gestão das sociedades. Sistemas de Gestão Ambiental – SGA’s vêm sendo elaborados nos diferentes setores da sociedade, organizações e empresas privadas que procuram tornar os seus processos e procedimentos sustentáveis. As Instituições de Ensino Superior – IES são organizações que também podem implementar um SGA em seu funcionamento, e estas possuem grande relevância no panorama da sustentabilidade pois Universidades além de produzir conhecimento e tecnologia, educam toda a geração de uma sociedade. Em conjunto a implementação de SGA’s, surgem ferramentas e instrumentos para geri-los, monitorá-los e padronizá-los, instrumentos geralmente compostos por indicadores que compõem os SGA’s muitas vezes subjetivos e complexos. Desta forma, este trabalho consiste na captura da percepção dos docentes ligados à área da sustentabilidade sobre a relevância dos indicadores de três ferramentas de análise de sustentabilidade em universidades, sendo estas, a ferramenta “UI GreenMetric World University Ranking”, o instrumento “Global Reporting Iniciative” e o “The College Sustainability Report Card”.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordSistema de Gestão Ambientalpt_BR
dc.subject.keywordInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.titleIndicadores de sustentabilidade : sistematização da percepção do corpo docente da UnBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-09T14:34:41Z-
dc.date.available2022-09-09T14:34:41Z-
dc.date.submitted2019-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31870-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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