Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31943
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarcosVeniciusDeOliveiraSilva_tcc.PDF387,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Assistência estudantil e a eficácia do direito à educação superior na pandemia de Covid 19 : um estudo de caso no Instituto Federal de Brasília
Autor(es): Silva, Marcos Venicius de Oliveira
Orientador(es): Rampin, Talita Tatiana Dias
Assunto: Direito à educação
Assistência estudantil
Ensino superior
Eficácia e validade do direito
Pandemia
Covid-19
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 15-Set-2022
Referência: SILVA, Marcos Venicius de Oliveira. Assistência estudantil e a eficácia do direito à educação superior na pandemia de covid 19 : um estudo de caso no Instituto Federal de Brasília. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é examinar se houve contribuição das ações da Assistência Estudantil para a eficácia do direito à educação superior durante a pandemia de Covid 19 no Instituto Federal de Brasília. Para tal, fez-se necessário cumprir dois objetivos específicos: realizar o levantamento das iniciativas de Assistência Estudantil, durante o primeiro ano letivo sob a vigência da pandemia; e levantar, catalogar e analisar os dados quantitativos referentes à situação de permanência dos estudantes que compõem a população pesquisada. A metodologia consiste em Estudo de Caso. O percurso de pesquisa inclui levantamento de legislação, análise descritiva de documentos normativos institucionais, coleta e análise descritiva de dados quantitativos referentes à situação de permanência. A população objeto da pesquisa é composta pelo grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília, com matrícula regular quando da suspensão das aulas presenciais, no início do ano letivo de 2020. Os resultados apontam a semelhança das taxas de permanência entre os grupos de beneficiários e não beneficiários da Assistência Estudantil. Conclui-se que a política de Assistência Estudantil contribuiu para eficácia do direito à educação na medida que assegurou taxa de permanência semelhante para grupos socioeconomicamente distintos. Presume-se que a ausência de tais ações resultaria em um acréscimo do abandono e trancamento de cursos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022..
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.