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Título: Viés status-quo na tomada de decisão dos acadêmicos de graduação
Autor(es): Evangelista, João Vinícius Soares
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Finanças comportamentais
Estudantes universitários
Tomada de decisão
Data de apresentação: Abr-2022
Data de publicação: 25-Set-2022
Referência: EVANGELISTA, João Vinícius Soares. Viés status-quo na tomada de decisão dos acadêmicos de graduação. 2022. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O pressuposto da teoria financeira moderna é de que todos os agentes econômicos agem de forma racional. No entanto, as finanças comportamentais questionam essa suposição, uma vez que vários fatores psicológicos, como o viés status-quo, afetam a racionalidade de um indivíduo. O objetivo deste estudo é identificar como os acadêmicos graduação de uma instituição de ensino superior financiada pelo Governo Federal se comportam diante da opção de manter ou alterar uma decisão anterior. Para tanto, dois questionários foram elaborados com questões baseadas no estudo de Samuelson e Zeckhouser (1988), uma envolvendo o investimento de recursos e outra envolvendo a cor de um dispositivo eletrônico. Cada questionário está dividido duas partes, a primeira é sobre perfil do respondente, e a segunda parte apresenta questões sobre o viés status-quo. Os questionários foram aplicados numa amostra de 326 respondentes O resultado mostra que dois terços dos respondentes apresentaram o viés comportamental. Para as análises realizou-se o teste estatístico qui-quadrado para associação entre as variáveis gênero, idade, semestre, curso e tipo de questionário, no entanto, os resultados não apresentaram significância. O estudo busca contribuir com discussões sobre as finanças comportamentais.
Abstract: The assumption of modern financial theory is that all economic agents act rationally. However, behavioral finance questions this assumption, as various psychological factors, such as status-quo bias, affect an individual's rationality. The objective of this study is to identify how undergraduate academics from a higher education institution financed by the Federal Government behave when faced with the option of maintaining or changing a previous decision. To this end, two questionnaires were designed with questions based on the study by Samuelson and Zeckhouser (1988), one involving the investment of resources and the other involving the color of an electronic device. Each questionnaire is divided into two parts, the first one is about the respondent's profile, and the second part presents questions about the status-quo bias. The questionnaires were applied to a sample of 326 respondents. The result shows that two thirds of the respondents showed a behavioral bias. For the analyses, the chi-square statistical test was carried out for the association between the variables gender, age, semester, course and type of questionnaire, however, the results were not significant. The study seeks to contribute to discussions on behavioral finance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
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