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Título: Efeitos da condição de utilidade pública aos aeroclubes brasileiros
Autor(es): Velter, Hugo
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Terceiro setor
Aviação civil
Aeroclube
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 26-Set-2022
Referência: VELTER, Hugo. Efeitos da condição de utilidade pública aos aeroclubes brasileiros. 2022. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O desenvolvimento da aviação civil no Brasil teve como um dos gargalos, em sua fase inicial, a indisponibilidade de pessoal qualificado para sua execução. Por estratégia governamental, que mesclava a intensão de formar pessoal para aviação civil, com qualificação de pessoal para uso militar, houve incentivo à criação de aeroclubes. Pretendia-se que tais entidades desenvolvessem ações para formação de pessoal, atendendo necessidades de interesse público, para as quais não existiam órgãos governamentais, nem entidades da iniciativa empresarial, que atendessem tais interesses. Assim, os aeroclubes são entidades do Terceiro Setor, atendem os requisitos para tal: Diretorias não remuneradas, não têm sua existência justificada pela obtenção de lucros e, são, por Lei considerados de utilidade pública. O incentivo inicial para criação de aeroclubes ia desde a disponibilização de imóveis para sua instalação, construção das benfeitorias, fornecimento de aeronaves, materiais de consumo até auxílio financeiro para sua manutenção. Com o passar dos anos o foco governamental sofreu alterações, sendo que a formação de interesse militar foi deslocada para as academias e a formação de pessoal para aviação civil teve retirada gradativa de incentivos. Com isto, houve incremento no setor empresarial que se dedicasse à formação de pessoal da aviação civil. Diante disso, neste trabalho, pretendemos aferir se os incentivos regulamentados têm sido usufruidos, bem como se tem trazido os retornos sociais pretendidos, demonstrando possíveis influências na formação de preços praticados, como reflexos da voluntariedade das diretorias e reflexos de incentivos governamentais recebidos.
Abstract: The development of civil aviation in Brazil had as one of the bottlenecks, in its initial phase, the unavailability of qualified personnel for its execution. The government strategy, which mixed the intention of training personnel for civil aviation with the qualification of personnel for military use, encouraged the creation of aeroclubs. The intention was that these entities would develop actions to train personnel, meeting the needs of public interest, for which there were no government agencies or business entities that could meet such interests. Thus, the aeroclubs are Third Sector entities and meet the requirements for this: Unpaid Directors, do not have their existence justified by obtaining profits and are by Law considered of public utility. The initial incentive for the creation of aeroclubs ranged from the provision of real estate for their installation, construction of improvements, supply of aircraft and consumable materials to financial assistance for their maintenance. As the years went by the governmental focus changed and the training of military personnel was transferred to the academies, while the training of civil aviation personnel had its incentives gradually withdrawn. With this there was an increase in the business sector dedicated to the training of civil aviation personnel. Therefore, in this workpiece, we intend to assess whether the regulated incentives have been used as well as whether they have brought the intended social returns, demonstrating possible influences on the formation of prices charged as a reflection of the voluntariness of the directors and reflections of government incentives received.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
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