Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32169
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MirelaBorgesMartinhoFreire_tcc.pdf1,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A arte de ser criança : o protagonismo infantil e o fazer artístico como potenciais transformadores de ensino-aprendizagem
Autor(es): Freire, Mirela Borges Martinho
Orientador(es): Hargreaves, Lisa Minari
Assunto: Interdisciplinaridade
Arte
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 30-Set-2022
Referência: FREIRE, Mirela Borges Martinho. A arte de ser criança: o protagonismo infantil e o fazer artístico como potenciais transformadores de ensino-aprendizagem. 2020. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A pesquisa descrita nesse trabalhoaborda a importância de estimular a autonomia infantil através da vivência e experiência do fazer artístico em um espaço como o Ateliê. Ao efetivar a criação de um Ateliê no ambiente escolar é possível contribuir para o processo da escuta, da função do educador como facilitador de conhecimento e da documentação pedagógica dentro do âmbito escolar. Isso porque, esse ambiente de relações e teorias interpretativas conecta e dialoga com todos os outros espaços de aprendizagem, proporcionando a interdisciplinaridade do ensino. O resultado final desse compilado de teorias foi experimentado através de um projeto de aprendizagem ativa, apresentado em um formato de feira colaborativa. Uma prática totalmente enriquecedora na qual foi possível investigar, experimentar e vivenciar, rente aos alunos do Ensino Fundamental 1 do Colégio ―A‖, a arte de ser criança dentro de uma perspectiva empreendedora.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.