Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32273
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EvelinKalinoski_tcc.pdf617 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atuação do psicólogo no acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência no período de pandemia (2020-2021) inseridos no PAEFI
Autor(es): Kalinoski, Evelin
Orientador(es): Figueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha
Assunto: Violência contra crianças e adolescentes
Covid-19
Pandemia
Psicologia infantil
Data de apresentação: 15-Mar-2022
Data de publicação: 20-Out-2022
Referência: KALINOSKI, Evelin. Atuação do psicólogo no acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência no período de pandemia (2020-2021) inseridos no PAEFI. 2022. 25 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa investigou qual a atuação do psicólogo no serviço do PAEFI ofertado pelo CREAS no acompanhamento de famílias que tiveram crianças e adolescentes vítimas de violência em um município da região metropolitana de Curitiba-PR. Foi realizada uma pesquisa documental em diretrizes e orientações da política de assistência social que norteiam o trabalho realizado pelos profissionais do SUAS em especial ao psicólogo. Foram analisados os dados do Registro Mensal de Atendimentos Municipal (RMAM) de crianças e adolescentes inseridos no PAEFI nos anos de 2020 e 2021, período marcado pela pandemia de covid-19 que impactou diretamente na notificação dos casos de violência e na atuação do psicólogo na proteção social especial de média complexidade.
Abstract: This research investigated the role of the psychologist in the PAEFI service offered by CREAS in the monitoring of families who had children and adolescents victims of violence in a municipality in the metropolitan region of Curitiba-PR. A documentary research was carried out on guidelines and guidelines of the social assistance policy that guide the work carried out by the professionals of the SUAS, especially the psychologist. Data from the Monthly Service Record (RMAM) of children and adolescents included in the PAEFI in the years 2020 and 2021 were analyzed, a period marked by the covid-19 pandemic that directly impacted the notification of cases of violence and the psychologist's role in protection. Special social media of medium complexity.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.