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dc.contributor.advisorPereira, Verônica Aparecida-
dc.contributor.authorSilva, Isadora Kolhrausch da-
dc.identifier.citationSILVA, Isadora Kolhrausch da. Os fenômenos bullying e cyberbullying no contexto escolar. 2022. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNa presente pesquisa descrevemos as expressões dos fenômenos bullying e cyberbullying no contexto escolar. A metodologia utilizada foi exploratória, com tratamento qualitativo dos dados. Selecionamos uma escola municipal, do interior do estado do Rio Grande do Sul, com aproximadamente 300 alunos, dos quais, dez participaram do estudo. Utilizamos uma entrevista semiestruturada, conduzida individualmente. Os participantes tinham entre 13 e 14 anos e cursavam o 8º ou 9º ano. A aplicação individual foi importante para garantir tanto o sigilo como as condições de biossegurança, em função da pandemia de Covid19. Os responsáveis pelos participantes assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e os adolescentes um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram tabulados e organizados em três tópicos: 1) o uso da internet e redes sociais – no qual identificamos que os adolescentes utilizam as telas por tempo superior ao indicado para a sua fase de desenvolvimento e sem monitoria dos pais; 2) caracterização das vítimas de bullying e/ou cyberbullying – identificando que 90% entrevistados já passaram por essa violência, experienciando sofrimento físico e emocional; e 3) a concepção e prática de bullying e/ou cyberbullying – identificamos que os adolescentes descrevem minimamente tais práticas, vivenciam como vítimas e reproduzem, principalmente por não serem orientados sobre possíveis formas de lidar com a violência. Julgam que os atos são impunes e requerem uma ação mais efetiva da escola, a qual precisa assumir o papel fundamental no combate a estas práticas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBullyingpt_BR
dc.subject.keywordCyberbullyingpt_BR
dc.subject.keywordAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.titleOs fenômenos bullying e cyberbullying no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-07T23:26:37Z-
dc.date.available2022-11-07T23:26:37Z-
dc.date.submitted2022-03-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32422-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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