Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32526
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaIzadoraDeOliveiraUchoa_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Critérios para avaliação de agregado reciclado, proveniente de resíduo da construção civil, para uso em execução de sub-bases de pavimentos
Autor(es): Uchôa, Ana Izadora de Oliveira
Orientador(es): Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Assunto: Resíduos da construção civil
Pavimentos
Reciclagem
Data de apresentação: 17-Mai-2021
Data de publicação: 17-Nov-2022
Referência: UCHÔA, Ana Izadora de Oliveira. Critérios para avaliação de agregado reciclado, proveniente de resíduo da construção civil, para uso em execução de sub-bases de pavimentos. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O setor da construção civil é responsável pela geração de uma enorme quantidade de resíduos e sua disposição inadequada causa diversos problemas urbanos. Uma maneira de minimizar os prejuízos causados ao meio ambiente e à sociedade é através da reciclagem desse material e uma alternativa bastante difundida é a sua utilização como agregado reciclado em camadas de pavimentos. O Resíduo da Construção Civil já é bastante utilizado no Brasil e no exterior como agregado reciclado em obras de pavimentação e vem apresentando resultados satisfatórios, que demonstram a boa adequação do material para esse fim. Dessa forma, é fundamental a avaliação do agregado que será utilizado na obra de pavimentação, bem como o conhecimento de suas características. Este projeto tem como objetivo definir e listar ensaios mínimos necessários e critérios ligados aos parâmetros físicos dos resíduos reciclados para uso em obras de pavimentação, tanto na etapa produção do agregado, como na execução de obras de pavimentação. Busca-se também a determinação de critérios para criação de uma proposta para rastreamento e certificação ambiental do agregado. Com base nas análises dos resultados, verificou-se que o processo de aceitação do agregado proveniente do resíduo da construção e demolição, comparando-se com o agregado natural, envolve um menor número de atividades, visto que não haveriam todas as etapas referentes à busca pela fonte de matéria-prima (jazida). Os RCD são produzidos todos os dias e a maior preocupação para a utilização desse material está no cumprimento dos requisitos impostos pelo pavimento para que esse possua estabilidade e durabilidade adequadas para resistir às cargas do trânsito e à ação dos agente climáticos. No que se refere a criação de uma proposta para rastreamento e certificação ambiental, foi possível compreender os princípios básicos de Rótulos e Declarações Ambientais e, dessa forma, tornou-se possível a descrição dos caminhos que devem ser tomados para a certificação do produto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.