Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32618
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MatheusMauricioRodriguesPereira_tcc.pdf6,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Deep learning aplicado à previsão de incrustações em condensadores
Autor(es): Pereira, Matheus Maurício Rodrigues
Orientador(es): Pimenta, João Manoel Dias
Assunto: Aprendizado de máquina
Torres de resfriamento
Máquinas - manutenção e reparos
Data de apresentação: 27-Mai-2021
Data de publicação: 23-Nov-2022
Referência: PEREIRA, Matheus Maurício Rodrigues. Deep learning aplicado à previsão de incrustações em condensadores. 2021. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho consiste na elaboração de um modelo de deep learning capaz de prever a progressão de incrustações em chillers resfriados à água, uma vez que atualmente a maior parte das instalações praticamente não possui metodologia para a programação da limpeza dos equipamentos. Como o problema em questão se trata da previsão de uma série temporal, foi realizada a programação e o treino de redes neurais recorrentes do tipo LSTM Bidirecional. O treino das redes foi feito com o uso de dados gerados a partir deum modelo matemático de um chiller virtual que considera incrustações de CaCO3 e suas consequências, como a diminuição do diâmetro interno e a perda de carga. Desse modo, a contribuição feita para a evolução do status quaestionis se deu por meio da exploração do uso de redes neurais treinadas com dados sintéticos e da preparação do caminho para trabalhos futuros, visando o avanço da aplicação de inteligência artificial ao problema das incrustações.
Abstract: This project consists on the elaboration of a deep learning model capable of predicting the fouling progress on water cooled chillers, as most installations have almost no method for scheduling the equipment cleaning. Since the problem at hand is about predicting a temporal series, it was made the programming and training of recurrent neural networks of the type Bidirectional LSTM. The training of the neural networks was made with data generated from a mathematical model of a virtual chiller that takes into account the progression of CaCO3 fouling and its consequences on the equipment, such as the reduction of the internal diameter and the pressure drop. Therefore, the contribution made to the development of the status quaestionis was done by the exploration of neural networks trained with synthetic data and the preparation of the way to future works, aiming at the advance in the application of artificial intelligence to the fouling problem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.