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Título: Análise e previsão de carga para vigas-parede com furo reforçadas utilizando o método de bielas e tirantes
Autor(es): Leite, Carlos Henrique de Oliveira
Orientador(es): Lameiras, Rodrigo de Melo
Coorientador(es): Villaverde Barbán, Vladimir
Assunto: Concreto armado
Estruturas (Engenharia)
Vigas
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 13-Dez-2022
Referência: LEITE, Carlos Henrique de Oliveira. Análise e previsão de carga para vigas-parede com furo reforçadas utilizando o método de bielas e tirantes. 2021. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Método das Bielas e Tirantes trata-se de um método estabelecido em diversas normas que tratam sobre projeto de estruturas em concreto armado. É um procedimento que possui uma boa eficácia para dimensionamento de elementos estruturais com regiões descontínuas, entre os quais a viga-parede. Extensas são as pesquisas que avaliam o comportamento de vigas-parede biapoiadas, contínuas, com ou sem furos e com diferentes tipos de carregamento. Contudo, na literatura há poucos estudos sobre o uso do Método das Bielas e Tirantes em vigas parede reforçadas. Este trabalho, portanto, pretende incorporar o reforço de CFRP ao Método das Bielas e Tirantes e construir modelos de bielas e tirantes para as vigas-parede ensaiadas experimentalmente por Neta (2019). A geração dos modelos de bielas e tirantes se divide em duas perspectivas: de análise e de predição de carga de ruptura. Na perspectiva de análise foram gerados modelos de bielas e tirantes a partir do caminhamento de tensões gerados por um software baseado no método dos elementos finitos para que fossem comparados os comportamentos dos modelos gerados com as vigas-parede ensaiadas experimentalmente por Neta (2019). E, na perspectiva predição de carga de ruína, foram gerados modelos de bielas e tirantes que incorporassem as tiras de CFRP junto aos tirantes para que fosse possível prever uma carga máxima de solicitação, bem como o modo de ruptura esperado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
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