Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32949
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarceloEduardoDaSilvaPereira_tcc.pdf4,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de obras de artes especiais da cidade de Brasília (lote 1) pela metodologia do grau de deterioração estrutural da Universidade de Brasília
Autor(es): Pereira, Marcelo Eduardo da Silva
Orientador(es): Oliveira, Marcos Honorato de
Assunto: Estruturas (Engenharia)
Viadutos
Concreto armado
Obras de arte especiais (Engenharia)
Data de apresentação: 13-Mai-2021
Data de publicação: 26-Dez-2022
Referência: PEREIRA, Marcelo Eduardo da Silva. Avaliação de obras de artes especiais da cidade de Brasília (lote 1) pela metodologia do grau de deterioração estrutural da Universidade de Brasília. 2021. 119 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Viadutos e pontes em concreto armado são denominados Obras de Arte Especiais (OAEs) e são meios essenciais para garantir a continuidade das vias quando essas se deparam com obstáculos. Entretanto, essas estruturas sofrem a ação de intempéries, as quais aliadas aos descasos com as estruturas e falhas na fase de execução das obras, podem causar graves acidentes. A necessidade de acompanhamento constante e a realização de manutenções periódicas se tornam essenciais para diminuir a ocorrência de patologias e garantir o desempenho da estrutura ao longo do tempo. Inicialmente, foram identificadas duzentas e cinquenta OAEs existentes no Distrito Federal, as quais foram divididas aleatoriamente em cinco Lotes, cada qual designado a um aluno de Engenharia Civil da Universidade de Brasília (UnB) para avaliação e posterior análise. O presente estudos e propõe a utilizar a metodologia do Grau de Deterioração Estrutural da Universidade de Brasília (GDE/UnB) para avaliar as condições das OAEs pertencentes ao Lote 1, composto por cinquenta viadutos e pontes distribuídas pelo Distrito Federal. A referida metodologia classifica o grau de deterioração estrutural dos viadutos utilizando formulações baseadas em inspeções visuais, partindo dos elementos isolados até a estrutura global. Os resultados obtidos com a metodologia foram consistentes com a realidade já que refletem a realidade vigente nas Obras de Arte Especiais avaliadas. A classificação pelo grau de deterioração estrutural viabiliza um panorama técnico para a realização de um plano de manutenção das estruturas. Por fim, foi possível avaliar 38 OAEs e os dados obtidos foram utilizados para compor o banco de dados do Sistema de Gestão de Obras de Artes Especiais do Distrito Federal (SigoA-DF).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.