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dc.contributor.advisorVeloso, Luís Augusto Conte Mendes-
dc.contributor.authorRocha, Régis Santana-
dc.identifier.citationROCHA, Régis Santana. Validação experimental de downforce de um protótipo de fórmula SAE. 2021. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a validação experimental da carga aerodinâmica vertical descendente (Downforce) do protótipo de Fórmula SAE, da equipe Apuama Racing, da Universidade de Brasília. Dois métodos de medição foram utilizados para a geração de dados para o cálculo das forças. Um deles, foi a medição da variação das alturas de passeio (RideReights) do veículo, utilizando transdutores de deslocamento à laser, e o outro foi a medição dos deslocamentos dos amortecedores, através de potenciômetros lineares instalados nos mesmos. A partir das medições, o downforce pôde ser calculado e comparado coma simulação de Fluidodinâmica Computacional já realizada durante o projeto do carro. Observou-se que os dispositivos aerodinâmicos projetados cumprem o seu propósito, exercendo importante efeito no comportamento dinâmico do carro. Em relação as medições dos transdutores de deslocamento à laser, e dos potenciômetros, o valor de carga total calculado por simulação apresentou um desvio de 9,3% e 6,1%, respectivamente. Esses resultados mostraram-se bastante satisfatórios, considerando todas as fontes de incerteza contidas no projeto do veículo, na sua construção e na realização dos testes. Foi observadoque, abaixo de 40 km/h, a carga aerodinâmica não apresenta níveis passíveis de serem medidos através dessas metodologias. A 100 km/h, a força gerada ultrapassou os 1000 Newtons, indicando que os dispositivos aerodinâmicos do veículo são realmente capazes de gerar altas cargas. Não foi possível notar diferença significativa comparando as forças calculadas através dos dados obtidos nos dois métodos, indicando que a deformação dos pneus com a carga é pequena.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVeículospt_BR
dc.subject.keywordFórmula SAEpt_BR
dc.subject.keywordFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subject.keywordAerodinâmicapt_BR
dc.titleValidação experimental de downforce de um protótipo de fórmula SAEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-28T12:21:58Z-
dc.date.available2022-12-28T12:21:58Z-
dc.date.submitted2021-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33010-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work presents the experimental validation of the Downforce of the Formula SAE prototype, by the Apuama Racing team, at the University of Brasília. Two measurement methods were used to generate data for the calculation of forces. One of them was the measurement of the variation of the ride heights of the vehicle, using laser displacement transducers, and the other was the measurement of the displacements of the shock absorbers, through linear potentiometers installed in them. From the measurements, the Downforce could be calculated and compared with the Computational Fluid Dynamics simulation already performed during the car’s design. It was observed that the designed aerodynamic devices fulfill their purpose, exerting an important effect on thecar’s dynamic behavior. Regarding the measurements of laser displacement transducers and potentiometers, the total load value calculated by simulation presented a deviation of 9.3% and 6.1%, respectively. These results proved to be quite satisfactory, considering all the sources of uncertainty contained in the vehicle’s design, construction and testing. It was observed that, below 40 km/h, the aerodynamic load does not present levels that can be measured using these methodologies. At 100 km/h, the force generated exceeded 1000 Newtons, indicating that the vehicle’s aerodynamic devices are indeed capable of generating high loads. It was not possible to notice a significant difference comparing the forces calculated through the data obtained in the two methods, indicating that the deformation of the tires with the load is small.pt_BR
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