Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33118
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JulianaMariaDaCunha_tcc.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Toca o que te toca : as aulas de iniciação ao instrumento no Sementes – Centro de Educação Musical
Autor(es): Cunha, Juliana Maria da
Orientador(es): Corrêa, Antenor Ferreira
Assunto: Educação musical
Inteligências múltiplas
Música e crianças
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 19-Jan-2023
Referência: CUNHA, Juliana Maria da. Toca o que te toca: as aulas de iniciação ao instrumento no Sementes – Centro de Educação Musical. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O trabalho a seguir debruça-se no estudo reflexivo sobre as aulas de Iniciação ao Instrumento no Sementes – Centro de Educação Musical. Como educadora-artista integrante da equipe de profissionais da empresa, o interesse pela pesquisa surgiu do ímpeto em compreender minhas percepções sobre o desenvolvimento musical de meus alunos e seus processos de organização durante a aprendizagem musical. A partir dos conceitos fundantes e filosóficos base do Sementes, estes que foram apresentados a mim por meio de Janaína Condessa (idealizadora do Sementes), foi possível direcionar o olhar, acompanhar e compreender melhor o raciocínio e a relação que cada discente constrói com a Música, com a criatividade e com aquisição de conhecimento. Madalena Freire (1996) e Howard Gardner (1994) foram os dois autores escolhidos para nortear meu olhar no exercício de reler os registros reflexivos escritos semestralmente por mim sobre meus alunos. Foi possível com este aprofundamento teórico e exercício reflexivo entender um pouco melhor como se dá a forma de organização e criação musical de meus discentes, assim como identificar se as estratégias que venho desenvolvendo junto a eles por meio da metodologia Sementes consegue contemplar uma prática que valorize as potências apresentadas pelos infantes e o bom desenvolvimento das resistências que lhes surgem no processo artístico-musical.
Abstract: The following work focuses on the reflexive study on the classes of Initiation to the Instrument at Sementes - Centro de Educação Musical. As an educator-artist on the company's team of professionals, my interest in research emerged from the drive to understand my perceptions about the musical development of my students and their organizational processes during musical learning. Based on the founding and philosophical concepts of Sementes, which were presented to me by Janaína Condessa (creator of Sementes), it was possible to direct the look, follow and better understand the reasoning and the relationship that each student builds with Music, with creativity and with the acquisition of knowledge. Madalena Freire (1996) and Howard Gardner (1994) were the two authors chosen to guide my look in the exercise of rereading the reflective semiannual records written by me about my students. It was possible with this theoretical deepening and reflective exercise to understand a little better how the form of organization and musical creation of my students takes place, as well as to identify if the strategies that I have been developing with them through the Sementes’s methodology can contemplate a practice that values the potentials presented by the infants and the good development of the resistances that appear to them in the artistic-musical process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.