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dc.contributor.advisorRodrigues, Priscilla Coppola de Souza-
dc.contributor.authorSouza, Lauanda Stephany Almeida Cavalcante de-
dc.identifier.citationSOUZA, Lauanda Stephany Almeida Cavalcante de. Análise de vídeos do youtube a respeito da elaboração de fluidos magnéticos. 2022. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como intuito analisar vídeos da plataforma YouTube, sob o olhar da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), que discorressem a respeito da temática de Fluidos Magnéticos (FM) ou, como são popularmente conhecidos, ferrofluidos, não obstante também quanto às nanopartículas que compõe os FM, visando assim a divulgação científica da temática e de suas diversas aplicações. Plataformas como esta são importantes, principalmente durante o período pandêmico atual da COVID-19, para a popularização de pesquisas e descobertas científicas. Além de demonstrarem como a tecnologia pode ser uma aliada no processo de ensinar ciências, destacando também a importância da experimentação para esse processo, tanto para os estudantes dos períodos regulares, quanto para a comunidade em geral, buscando modificar a ideia que a ciência só existe nas Universidades. Para tanto, foram feitas buscas na plataforma YouTube por vídeos que em seu título possuíssem as palavras “ferrofluidos” ou “fluidos magnéticos” e análises acerca da temática para entender o estado da arte da mesma e com a finalidade de encontrar possíveis equívocos conceituais nos vídeos. Infere-se que há carência de vídeos que contenham explicações completas e didáticas para que aconteça, de fato, a divulgação científica a respeito da temática e agreguem conhecimento dos espectadores, mostrando não somente a beleza dos fluidos, mas a sua funcionalidade. A partir dos equívocos encontrados, foi possível formular uma proposta de roteiro experimental para a aplicação em sala de aula, sejam elas presenciais ou virtuais, visando auxiliar o estudante na aprendizagem de conteúdos científicos e assim, dar o subsídio para que eles possam se interessar pela ciência.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFluidos magnéticospt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titleAnálise de vídeos do youtube a respeito da elaboração de fluidos magnéticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-13T15:30:29Z-
dc.date.available2023-02-13T15:30:29Z-
dc.date.submitted2022-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33420-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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