Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33931
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_IvanDinizDobbin.pdf6,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de Software com interface gráfica em Raspberry PI 4 para controle de uma máquina de cisalhamento
Autor(es): Dobbin, Ivan Diniz
Orientador(es): Sampaio, Renato Coral
Assunto: Software - desenvolvimento
Cisalhamento
Solos
Data de apresentação: 28-Set-2022
Data de publicação: 28-Fev-2023
Referência: DOBBIN, Ivan Diniz. Desenvolvimento de Software com interface gráfica em Raspberry PI 4 para controle de uma máquina de cisalhamento. 2022. 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O solo é uma parte importante para a engenharia civil, sendo utilizado como material de construção e suporte para fundações estruturais. O seu estudo deu origem a mecânica dos solos, onde se pesquisa suas propriedades físicas e comportamentais. O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre a aplicação de smart retrofitting em uma máquina de ensaio de cisalhamento direto que se encontra no Campus Darcy Ribeiro. Assim, será desenvolvido um software embarcado com interface gráfica, e em união com uma camada de controle, a máquina de cisalhamento direto poderá ser controlada. Requisitos foram levantados e priorizados para a criação dos protótipos e a partir desses resultados foi possível desenvolver uma arquitetura adequada que solucionasse o problema. Utilizando essa arquitetura, criou-se o software de interface para Raspberry Pi 4 em uma tela sensível ao toque (touchscreen) e investigou-se a possibilidade de acesso remoto com base na Internet das Coisas (IoT). Por fim, foi possível alcançar os objetivos estabelecidos e responder positivamente a pergunta inicial do trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.