Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34178
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FranciscoAlvesQuirino_tcc.pdf843,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Propostas eleitorais podem influenciar a formação de políticas públicas? análise dos programas de governo dos presidenciáveis que foram ao segundo turno nas eleições de 2010 a 2018
Autor(es): Quirino, Francisco Alves
Orientador(es): Negri, Camilo
Assunto: Políticas públicas
Eleições
Candidato político
Presidentes - Brasil - eleição
Data de apresentação: 20-Set-2022
Data de publicação: 16-Mar-2023
Referência: QUIRINO, Francisco Alves. Propostas eleitorais podem influenciar a formação de políticas públicas? análise dos programas de governo dos presidenciáveis que foram ao segundo turno nas eleições de 2010 a 2018. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa busca caracterizar os programas de governo dos candidatos à presidência da República que foram ao segundo turno nas eleições de 2010, 2014 e 2018 no Brasil. O intento desta caracterização é o de identificar, no conteúdo dos programas apresentados à Justiça Eleitoral, quais sentenças são retóricas e quais são informativas, com propostas que podem ser verificáveis ou não. Parte-se do pressuposto de que propostas informativas, especialmente as verificáveis, são capazes de orientar e/ou fornecer inputs para políticas públicas e decisões governamentais. Para a realização da pesquisa foi utilizada a pesquisa documental, por meio da sistematização dos programas em categorias analíticas previamente definidas, além de posterior análise documental. Os resultados apontam para a presença majoritária, nos programas de governo analisados, de propostas informativas, ainda que o percentual de propostas verificáveis esteja abaixo dos 50%, na média. Conclui-se que os programas de governo dos principais candidatos à presidência são sim capazes de orientar ou subsidiar as políticas públicas e decisões dos governos, ainda que possuam limitações de forma, conteúdo e clareza das suas proposições.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.