Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34248
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EloisaMedeirosFerreira_tcc.pdf767,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bancos digitais : quão diversos são os órgãos colegiados dos “bancos disruptivos” no Brasil?
Autor(es): Ferreira, Eloisa Medeiros
Orientador(es): Souza, Ludmila de Melo
Assunto: Bancos digitais
Sistema bancário
Governança corporativa
Data de apresentação: Out-2021
Data de publicação: 22-Mar-2023
Referência: FERREIRA, Eloisa Medeiros. Bancos digitais: quão diversos são os órgãos colegiados dos “bancos disruptivos” no Brasil?. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Os Bancos Digitais vêm ganhando força no mercado e oferecendo serviços cada vez mais inovadores e disruptivos, competindo assim com os modelos de negócio dos bancos tradicionais. Diante do contexto atual, onde a tecnologia transforma tudo rapidamente, os usuários estão mais exigentes buscando qualidade, agilidade e simplicidade. Portanto, os discursos dos bancos digitais estão atrelados cada vez mais a facilidade de acesso, transparência, questões sociais, ambientais e sobre diversidade. No entanto, será que a estrutura de governança está na prática seguindo um modelo disruptivo ou é apenas um discurso e uma estratégia de marketing? O objetivo desse estudo é analisar a estrutura de governança dos principais bancos digitais do país, mais especificamente, a composição dos seus órgãos colegiados estatutários. Foram selecionados os 6 principais bancos digitais do Brasil, no entanto, pela dificuldade de análise de um dos bancos ele foi retirado da amostra. Verificou-se a composição de membros do conselho de administração e da diretoria executiva, as suas datas de nascimento, a formação acadêmica, a experiência profissional e se já trabalharam em outro banco, digital ou não, bem como se exerciam atividades de alta gestão em outras empresas listadas na B3. Além desses dados foram coletadas informações sobre a situação patrimonial da empresa, uma limitação do estudo foi não conseguir relacionar o desempenho financeiro dos bancos com a composição dos órgãos e a estrutura da governança corporativa pelos poucos dados identificados. Os resultados mostram que apenas 2 bancos digitais da amostra possuem mulheres tanto no conselho de administração como na diretoria. A transparência é um dos fatores que os bancos digitais mais pregam em seus discursos, no entanto, um banco da amostra não foi possível obter qualquer informação sobre a composição do seu conselho de administração, diretoria e conselho fiscal. E de um modo geral, apenas 2 bancos da amostra tiveram as informações de governança corporativa e composição dos órgãos colegiados de fácil acesso. Verificou-se também que todos os bancos da amostra em seu site abordam sobre sustentabilidade, mas apenas 2 bancos possuem comitê específico de sustentabilidade em sua governança corporativa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.