Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34281
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JessykGeovanaJunioSantos_tcc.pdf965,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa de fomento à atividade produtiva rural: análise do caso EMATER-PA em tempos de Covid-19
Autor(es): Santos, Jessyk Geovana Junio
Orientador(es): Silva, Suylan de Almeida Midlej e
Assunto: Federalismo
Comunidades agrícolas
Covid-19
Pandemia
Agricultura e Estado
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER)
Data de apresentação: 7-Dez-2020
Data de publicação: 22-Mar-2023
Referência: SANTOS, Jessyk Geovana Junio. Programa de fomento à atividade produtiva rural : análise do caso EMATER-PA em tempos de Covid-19. 2020. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente projeto de pesquisa buscou analisar a execução do programa de Fomento à Atividade Produtiva Rural, por meio da entidade de assistência técnica e extensão rural, em especial, no âmbito do atual cenário, em que o país se encontra afetado pelo vírus COVID-19. O programa, que visa atingir as famílias residentes em ambiente rural consideradas em estado de pobreza e/ou extrema pobreza, possui como objetivo principal a capacitação e a geração de renda e trabalho, o que, consequentemente, viabiliza a promoção de uma estabilidade alimentar. O objetivo da pesquisa foi analisar a capacidade estatal de implementação da Emater-PA e do Ministério da Cidadania para cumprir os objetivos do programa em meio ao cenário atual de pandemia. Do ponto de vista metodológico, foram utilizados observação participante, pesquisa documental e bibliográfica, e entrevistas individuais semiestruturadas com funcionários da Coordenação-Geral do Fomento (CGFOM), do Ministério da Cidadania, e da entidade responsável pela implementação na cidade de Conceição do Araguaia, Emater-PA. Utilizou-se o referencial teórico de extrema pobreza, federalismo e políticas sociais e, por fim, implementação e capacidade estatal para auxiliar na análise das ações de implementação do programa. Ao final do relatório, foi possível identificar que apesar de não ter acontecido capacitações específicas, para lidar com o cenário atual, o programa não sofreu paralisações na prestação dos serviços. Apesar de não ter havido prejuízo, também não existiu potencialização na forma de atuação, o que seria o ideal, levando em conta que as ações eram voltadas para uma realidade sem Covid-19.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.