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Título: Identificação de parâmetros em juntas aparafusadas usando análise modal experimental
Autor(es): Camargos, Lucas Fernandes
Orientador(es): Morais, Marcus Vinicius Girão de
Assunto: Algoritmos genéticos
Vigas
Análise modal
Data de apresentação: 12-Mai-2022
Data de publicação: 30-Mar-2023
Referência: CAMARGOS, Lucas Fernandes. Identificação de parâmetros em juntas aparafusadas usando análise modal experimental. 2022. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Na indústria aeronáutica, as juntas, sejam aparafusadas ou rebitadas, são as principais fontes de falhas estruturais, de maneira que esses conjuntos são rigorosamente estudados durante o projeto de uma aeronave, por exemplo, e devem ser minuciosamente inspecionados durante os processos de manutenção, já que uma falha neste elementos tende a ser catastrófica. Por este motivo, faz-se mister o aprofundamento das técnicas investigativas dos parâmetros físicos dessas juntas, para que o processo de identificação de desvios estruturais seja eficaz. Técnicas de medição e predição de comportamento são muito úteis neste contexto, e vêm sendo desenvolvidas justamente para tornar os processos de manutenção mais práticos e, consequentemente, baratos. Neste trabalho, estudou-se a possibilidade de utilização do Algoritmo Genético em atualização de modelos computacionais, para identificação de parâmetros em juntas aparafusadas, as quais serão ensaiadas por meio de análise modal experimental. Primeiramente, foram executados alguns testes matemáticos típicos de otimização do tipo maximização/minimização para verificar o funcionamento, juntamente com o desempenho, do algoritmo. Em seguida, propôs-se a avaliação de um evento físico, a análise modal de uma viga engastada-livre, em seguida, com forçamento externo, por meio de modelos de alta fidelidade, cujo objetivo é determinar características físicas dos corpos estudados, tais como densidade e coeficiente de rigidez. Foram realizados testes para decisão do tamanho das amostras, bem como para simular algum ruído aleatório, a fim de analisar a robustez da técnica frente a essas condições. Por fim, foi analisado um conjunto aparafusado, tendo o foco na determinação dos parâmetros do parafuso, utilizando as técnicas de substruturação dinâmica para reduzir o número de graus de liberdade.
Abstract: In the aeronautical industry, joints, whether bolted or riveted, are the main sources of structural failures, so these assemblies are rigorously studied during the design of an aircraft, for example, and must be thoroughly inspected during maintenance processes, since that a failure in these elements tends to be catastrophic. For this reason, it is essential to deepen the investigative techniques of the physical parameters of these joints, so that the process of identifying structural deviations is effective. Behavior measurement and prediction techniques are very useful in this context, and have been developed precisely to make maintenance processes more practical and, consequently, cheaper. In this work, we studied the possibility of using the Genetic Algorithm in computational model updating, to identify parameters in bolted joints, which will be tested by means of experimental modal analysis. First, some typical mathematic optimization tests of the maximization/minimization type were performed to verify the functioning, along with the performance, of the algorithm. Then, it was proposed the evaluation of a physical event, the modal analysis of a cantilever beam, then with external forcing, through high-fidelity models, whose objective is to determine physical characteristics of the studied bodies, such as density and stiffness coefficient. Tests were carried out to decide the size of the samples, as well as to simulate some random noise, in order to analyze the robustness of the technique under these conditions. Finally, a jointed assembly was analyzed, focusing on the determination of the bolt parameters, using dynamic substructuring techniques to reduce the number of degrees of freedom.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022.
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