Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34530
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LidianeLaisSilvaSantos_tcc.pdf5,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de fadiga de uma pá de turbina eólica submetida a um carregamento simplificado de Davenport utilizando a ferramenta computacional ANSYS
Autor(es): Santos, Lidiane Laís Silva
Orientador(es): Shzu, Maura Angélica Milfont
Assunto: Pás eólicas
Turbinas eólicas
Fadiga (Mecânica)
Data de apresentação: 18-Dez-2022
Data de publicação: 11-Abr-2023
Referência: SANTOS, Lidiane Laís Silva. Análise de fadiga de uma pá de turbina eólica submetida a um carregamento simplificado de Davenport utilizando a ferramenta computacional ANSYS. 2022. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A maior parte dos elementos mecânicos estão submetidos a carregamentos variáveis ou cíclicos de forma que ao longo de sua vida algumas fibras sofrem efeitos decorrentes de flexões cíclicas. Mesmo que não ultrapasse o limite de escoamento, a variação da natureza dos esforços pode provocar falhas catastróficas. O presente trabalho faz uso de conceitos e metodologias para a análise da vida em fadiga em uma pá de turbina eólica do modelo VERNE 555 submetida a um carregamento de vento de Davenport. Para validação do procedimento de análise, utilizou-se a ferramenta Fatigue tool do ANSYS Workbench para análise numérica de uma viga engastada com uma extremidade livre submetida a um carregamento dinâmico e seus resultados foram confrontados com os obtidos em procedimento analítico. A boa concordância entre eles marca um importante passo para o avanço de análises em elementos mais complexos.
Abstract: Most modified elements are included in variable or cyclical loads so that throughout their lives they suffered side effects of cyclic bends. Even the young limit is not exceeded, varying of load can cause catastrophic failures. In this work concepts and methodologies for an analysis of fatigue life in a wind turbine blade of the model VERNE 555 subjected to a load of Davenport are taken into account. For validation of the analysis procedure, the Fatigue Tool from ANSYS Workbench was used for numerical analysis of a cantilever beam subjected to a dynamic load on its end point, than, the results were compared with those obtained in an analytical procedure. The good agreement between them marks is an important step towards the reference advance in more complex elements.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.