Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34578
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_KlesiaDeAndradeMatias_tcc.pdf485,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios da educação na pandemia da Covid-19 : precarização de direitos numa estrutura de desigualdades
Autor(es): Matias, Klesia de Andrade
Orientador(es): Faleiros, Vicente de Paula
Assunto: Direito à educação
Covid-19
Educação básica
Data de apresentação: 3-Mar-2022
Data de publicação: 17-Abr-2023
Referência: MATIAS, Klesia de Andrade .Desafios da educação na pandemia da Covid-19: precarização de direitos numa estrutura de desigualdades. 2022. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2022.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso analisa o direito à educação no Brasil, especialmente as dificuldades de acesso de estudantes da educação básica no período da pandemia de Covid-19. Em relação à base teórica, este estudo ancora-se na pesquisa bibliográfica e documental para refletir sobre a precarização dos direitos numa estrutura de desigualdades. Para interpretar a realidade pesquisada e discutir sobre o direito à educação, pandemia e desigualdades, utilizou-se abordagem metodológica de natureza mista, aliada a perspectiva de análise de profundidade. A pesquisa aponta que diante da pandemia novas formas de desigualdade emergiram enquanto outras foram agravadas, produzindo novas formas de exclusão e aprofundando as desigualdades educacionais. Consequentemente, urge a necessidade de construir políticas públicas capazes de reduzir as disparidades produzidas durante a pandemia do Covid-19.
Abstract: This final paper analyzes the right to education in Brazil, especially the difficulties of access to education by students of basic education students in the period of the Covid-19 pandemic. This study is based on bibliographic and documentary research to reflect on the precariousness of rights in a structure of inequalities. A mixed methodological approach was used, combined with the perspective of in-depth analysis. From the analysis of the data, it is argued that in the face of the pandemic new forms of inequality emerged while others were aggravated, producing other forms of exclusion and deepening educational inequalities. Consequently, there is an urgent need to build public policies capable of reducing the disparities produced during the Covid-19 pandemic.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.