Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34994
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CarolinaMattioliCorrea_tcc.pdf713,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inserção profissional docente : o caso de professores egressos do curso de pedagogia no concurso para professor temporário da Secretaria de Educação do Distrito Federal
Autor(es): Corrêa, Carolina Mattioli
Orientador(es): Freitas, Maria da Conceição da Silva
Assunto: Pedagogia - estudo e ensino
Pedagogia - prática
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 1-Jul-2019
Data de publicação: 31-Mai-2023
Referência: CORRÊA, Carolina Mattioli. Inserção profissional docente: o caso de professores egressos do curso de pedagogia no concurso para professor temporário da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 2019. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O trabalho relata sobre a inserção de professores egressos do curso de pedagogia no Concurso Temporário da Secretária de Educação do Distrito Federal. Problema teve como objetivo geral analisar as condições da inserção profissional dos docentes egressos da Pedagogia por meio do contrato temporário. O objetivo específico foi contextualizar historicamente o papel do pedagogo, pontuar os a evolução do curso de pedagogia no Brasil, analisar legislações que tratam sobre professores temporários, entender as condições em que ocorre o desempenho profissional dos professores de contrato temporário e identificar pontos que facilitam e dificultam seu trabalho. A partir dos dados coletados foi possível identificar que professores que estão atuando como temporário gostam da área, mas a maioria sente uma precarização da profissão e buscam uma estabilidade a partir do concurso efetivo.
Abstract: The work brings about the inclusion of teachers from the pedagogy course in the Temporary Contest of the Secretary of Education of the Federal District. It has as general objective to analyze the conditions of the professional insertion of the professors graduated from Pedagogy through the temporary contract. The specific objective was to contextualize historically the role of the pedagogue, to point out the evolution of the pedagogy course in Brazil, to analyze legislation that deals with temporary teachers, to understand the conditions in which the professional performance of temporary contract teachers occurs and to identify points that facilitate and work. It was possible to obtain the data through an applied questionnaire and interviews with teachers occupying this position.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.