Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35145
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaLuizaOliveiraMouraReis_tcc.pdf731,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O dever de colação por liberalidades forçadas a netos : pensão alimentícia avoenga e a (im)possibilidade de consideração de antecipação de herança
Autor(es): Reis, Ana Luiza Oliveira de Moura
Orientador(es): Bastos, Marcus Vinícius Fernandes
Assunto: Direito de família
Avós e netos
Herança e sucessão
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 28-Jun-2023
Referência: REIS, Ana Luiza Oliveira de Moura. O dever de colação por liberalidades forçadas a netos: pensão alimentícia avoenga e a (im)possibilidade de consideração de antecipação de herança. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente monografia se destina principalmente a analisar a possibilidade de que pensões alimentícias pagas pelos avós, aos netos, em caráter subsidiário, possam vir a ser consideradas como antecipação de herança e, por conseguinte, ensejem a obrigatoriedade de colacioná-las em um futuro processo sucessório. Para tanto, se elucida os principais conceitos relacionados às formas de sucessão e os conceitos inerentes a elas, bem como à questão da antecipação de herança, para, ao final, tornar possível a conclusão acerca da necessidade, tanto discutida atualmente, de se colacionar a prestação de alimentos avoengos. Ademais, menciona-se os principais princípios que regem o estudo, tais como o da boa-fé, da dignidade da pessoa humana, da vontade presumível e do “homo medius”, e dos fundamentos jurídicos estabelecidos pela legislação brasileira.
Abstract: This monograph is mainly intended to analyze the possibility that alimony paid by grandparents, to grandchildren, on a subsidiary basis, may be considered as anticipation of inheritance and, therefore, give rise to the obligation to collect them in a future process inheritance. To this end, the main concepts related to the forms of succession and the concepts inherent to them are elucidated, as well as the issue of the anticipation of inheritance, in order to, in the end, make possible the conclusion about the need, so much currently discussed to collate the alimony support paid by grandparents. Furthermore, the main principles governing the study are mentioned, such as good faith, human dignity, the presumed will and the “homo medius”, and the legal foundations established by Brazilian legislation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.