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Título: Análise estrutural de um chassi de Kart : aplicando o método dos elementos finitos para quantificar a interferência da barra anti-rolagem
Autor(es): Mesquita, Giuliano Alves
Orientador(es): Anflor, Carla Tatiana Mota
Assunto: Kart
Chassi veicular
Método dos elementos finitos
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 9-Ago-2023
Referência: MESQUITA, Giuliano Alves. Análise estrutural de um chassi de Kart: aplicando o método dos elementos finitos para quantificar a interferência da barra anti-rolagem. 2023. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esse trabalho consiste em analisar um chassi de kart destinado a corridas. Apesar de serem utilizados em competições, a dinâmica veicular e a deformação estrutural dessa subclasse de veículos é pouco estudada. Desta maneira, um modelo foi criado em ambiente computacional e o método dos elementos finitos foi escolhido para calcular os esforços. As cargas externas atuantes foram determinadas por meio dos conceitos teóricos e testes práticos, os parâmetros do kart foram baseados nos dados da Confederação Brasileira de Automobilismo e na fabricante. Com o objetivo de estudar o comportamento estrutural em uma situação de curva, o campo de tensões, deformações e frequências naturais da estrutura foram obtidos com o auxílio de simulações numéricas. Três grandes tipos de análise foram escolhidos: estática, considerando os suportes, forças externas e propriedades do material; modal, considerando a geometria e o contato entre as peças para obter os modos de vibração e a análise de fadiga.
Abstract: This study entails the analysis of a kart chassis designed for racing purposes. Despite its utilization in competitive events, the vehicle dynamics and structural deformation characteristics of this specific vehicle subclass have received limited scholarly attention. Therefore, a computational model was developed, employing the finite element method to compute the applied forces. The determination of external loads was achieved through theoretical concepts and practical tests, while the kart parameters were derived from data provided by the Brazilian Motorsport Confederation and the manufacturer. In order to investigate the structural behavior under cornering conditions, numerical simulations were employed to obtain stress fields, deformations, and natural frequencies of the structure. Three primary types of analysis were selected for investigation: static analysis, incorporating supports, external forces, and material properties; modal analysis, considering geometry and inter-component contact to ascertain vibration modes; and fatigue analysis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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