Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35652
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariaEduardaMartinsSilva_tcc.pdf451,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O espectro de radiofrequência : uma análise da compatibilidade da concessão de direito real de uso com a exploração do espectro
Autor(es): Silva, Maria Eduarda Martins Santos e
Orientador(es): Costa Neto, Nicolao Dino de Castro e
Assunto: Radiofrequência
Bens públicos
Direito real de uso
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 29-Ago-2023
Referência: SILVA, Maria Eduarda Martins Santos e. O espectro de radiofrequência: uma análise da compatibilidade da concessão de direito real de uso com a exploração do espectro. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como intuito avaliar a compatibilidade da concessão de direito real de uso com a alocação e o uso do espectro de radiofrequência, dentro das possíveis alternativas de utilização de bens públicos, categoria que abarca também o espectro. Partindo de sua conceituação e análise da atual forma de alocação do espectro no país, será proposto que, dentre os bens públicos, o espectro receba classificação mais compatível com a sua natureza e utilidade públicas, de forma a permitir modelos mais flexíveis de uso por particulares. Nesse contexto, a concessão de direito real de uso será apresentada como uma forma de flexibilização da alocação dos recursos de radiofrequência, ao mesmo tempo em que possibilita algum nível de proteção do espectro como bem público. O estudo se insere dentre os poucos que direcionam seus esforços ao estudo do espectro em si, buscando contribuir com a cogitação e análise de um novo modelo, que aproveita um instituto já presente no ordenamento jurídico pátrio
Abstract: The purpose of this dissertation is to evaluate the compatibility between the Grant to Real Right of Use and the allocation and usage of the radio frequency spectrum, within the possible alternatives for the use of public goods, a category in which the spectrum is also included. Starting from the conceptualization of the radio frequency spectrum and the analysis of the way it is currently used and allocated in Brazil, this dissertation proposes that the spectrum should be categorized in a compatible manner with its public nature and usefulness, in order to allow the usage of flexible models by private individuals. In this context, the Grant to Real Right of Use is presented as a possibility to make the allocation of radio frequency resources more flexible, while also allowing some protection of the spectrum as a public good. This study is one of the few that direct their efforts to the analysis of the spectrum itself, seeking to contribute by presenting an alternative model that benefits from an already existing instrument in the national legal system.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.