Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35821
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DanieleDiasBoninaDaSilva_tcc.pdf452,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de professores de educação física licenciatura da Universidade de Brasília
Autor(es): Silva, Daniele Dias Bonina da
Orientador(es): Amaro, Rosana
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Competências individuais
Professores de educação física
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 14-Set-2023
Referência: SILVA, Daniele Dias Bonina da. A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de professores de educação física licenciatura da Universidade de Brasília. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central investigar a apropriação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) dos futuros docentes de Educação Física (licenciatura) da Universidade de Brasília-UnB, onde buscou-se identificar como está a presença destas tecnologias na formação e as competências digitais desenvolvidas. Constatou-se, com o reconhecimento das tecnologias digitais na sociedade contemporânea, a importância do domínio para atuar nela, assim como a apropriação das TDIC para com a educação. Este é um estudo de abordagem qualitativa, de caráter objetivo exploratório.Logo os dados foram coletados por meio de um questionário online semiestruturado para a investigação, em que os sujeitos da pesquisa são os graduandos em Educação Física licenciatura da UnB, que ingressaram entre os períodos do segundo semestre de 2018 e o segundo semestre de 2022. Obteve-se 40 respostas válidas ao questionário. Como reflexões finais, foi perceptível a contribuição das TDIC para a formação dos professores, mas tornando-se necessário que o corpo do magistério demonstre esta relevância, tal como a formação continuada.
Abstract: The main goal of this research is to investigate the appropriation of Digital Information and Communication Technologies (DICT) by future Physical Education teachers (graduation) at the University of Brasília-UnB, where we sought to identify how these technologies are present in the training and developed digital skills. It was verified, with the recognition of digital technologies in contemporarysociety,theimportanceofthedomaintoactinit,aswell as the appropriation of DICT for education. Thisisastudywithaqualitativeapproach,based on an exploratory objectivecharacter.Soon,thedatawerecollectedthroughasemi-structured onlinequestionnairefortheinvestigation,inwhichtheresearchsubjectsareundergraduatesin Physical Education - UnB graduation, who entered between the periods of thesecondhalfof 2018 and the second half of 2022. A total of 40 valid responses to the questionnaire were obtained. As final reflections,thecontributionofDICTtoteachertrainingwasnoticeable,but making it necessary for the teaching staff to demonstrate this relevance, such as continuing education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.