Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35827
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_Otimizacao_Torre_Destilacao_tcc.pdf2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Otimização de torre de destilação para produção de etilbenzeno
Autor(es): Aguiar, Francisco Wytorhugo Teixeira de
Ribeiro, Sofia Lima
Pereira, Thayná Sousa
Silva Junior, Wellington Paula da
Orientador(es): Linares León, José Joaquín
Assunto: Etilbenzeno
Destilação
Torres de destilação
Planta química
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 14-Set-2023
Referência: AGUIAR, Francisco Wytorhugo Teixeira de et. al. Otimização de torre de destilação para produção de etilbenzeno. 2023. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho apresenta o projeto e otimização de uma refinaria para produção de etilbenzeno, um importante insumo para fabricação de estireno e poliestireno, a partir da reação entre o benzeno e o etileno. O enfoque está na projeção da torre de destilação fracionada para obtenção de etilbenzeno com grau de recuperação de 99%, instalação de três bombas que permitem o fluxo de matéria, um vaso pulmão e três trocadores de calor com funções de pré-aquecer e vaporizar o alimento da torre, e resfriar o destilado. A instalação descrita possui capacidade produtiva de 80.000 toneladas/ano com conversão de 99,8 mol% e para simular sua operação utilizou-se o software Aspen HYSYS® além da estruturação de um diagrama P&ID no qual descrevem-se todos os elementos de instrumentação, controle e segurança necessários, além de um diagrama PFD para melhor visualização das correntes no processo. Todo o dimensionamento da planta foi realizadocom base na otimização econômica de cada equipamento, considerando a melhor relação entre número de pratos da torre e taxa de refluxo com uma estimação para 10 anos com taxa de desconto à 15%. Finalmente realizou-se a análise de impacto ambiental da instalação propondo maior eficiência da planta e redução de desperdícios.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.