Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35965
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_NathaliaPeresBernardes_tcc.pdf3,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise preliminar do acesso à água e demais serviços de saneamento básico na Área de Regularização de Interesse Social Miguel Lobato/DF
Autor(es): Bemardes, Nathalia Peres
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Coorientador(es): Moraes, Gabriela Garcia Batista Lima
Assunto: Água - abastecimento
Indicador de Salubridade Ambiental (ISA)
Data de apresentação: 11-Nov-2021
Data de publicação: 20-Set-2023
Referência: BERNARDES, Nathalia Peres. Análise preliminar do acesso à água e demais serviços de saneamento básico na Área de Regularização de Interesse Social Miguel Lobato/DF. 2021. xi, 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A Área de Regularização de Interesse Social (ARIS) Miguel Lobato do Distrito Federal é uma aglomeração subnormal marcada pela precariedade de serviços de saneamento básico. Este trabalho visou analisar a ARIS Miguel Lobato por meio de ferramentas de geoprocessamento e caracterizá-la do ponto de vista ambiental e social, com foco no acesso à água; aplicar o Indicador de Salubridade Ambiental (ISA), analisando de forma preliminar os serviços de saneamento básico da área; e compreender como o ISA, em especial como o Indicador de Abastecimento de Água, podem auxiliar na eficácia jurídica do direito de acesso à água. O ISA foi aplicado no modelo de Valvassori e Alexandre (2012) e apontou condição insalubre para a região. Não há serviço de abastecimento de água, esgotamento sanitário ou drenagem urbana. Há coleta convencional de resíduos sólidos, porém, considerando os dados do DF, persistem casos de dengue e leptospirose. A estimativa do ISA permitiu visualizar a falta do cumprimento do direito de acesso à água e demais serviços de saneamento básico, não podendo esses direitos serem considerados plenamente eficazes juridicamente. Os indicadores são parte da estrutura da eficácia jurídica em razão de darem elementos e bases para a avaliação dos serviços de saneamento básico, verificando se o direito a seu acesso está sendo implementado ou não.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.