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Título: Acessibilidade em interfaces de serviços digitais de bibliotecas : um estudo de identificação e de análise a partir dos componentes de rotulação da arquitetura da informação
Autor(es): Santos, Blena Estevam dos
Orientador(es): Silva, Márcio Bezerra da
Assunto: Arquitetura da informação
Acessibilidade digital
Bibliotecas digitais
Catálogos de bibliotecas
Interfaces (Computadores)
Acessibilidade digital
Data de apresentação: 13-Fev-2023
Data de publicação: 27-Set-2023
Referência: SANTOS, Blena Estevam dos. Acessibilidade em interfaces de serviços digitais de bibliotecas: um estudo de identificação e de análise a partir dos componentes de rotulação da arquitetura da informação. 2023. 119 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Pesquisa que analisa a presença da acessibilidade nas interfaces de serviços digitais de Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal a partir dos componentes de rotulação da Arquitetura da Informação. Fundamenta a pesquisa em conceitos de bibliotecas digitais, na forma de pensar e estruturar o design de interfaces a partir da Arquitetura da Informação, no elenco de tipos de deficiência e no conjunto de possibilidades que promovem o acesso inclusivo e democrático à informação pelas pessoas com deficiência, considerando como a acessibilidade na web pode ser pensada e avaliada segundo diretrizes e validações técnicas. Caracteriza-se como um estudo de método dedutivo, de natureza básica e de classificação descritiva, adotando os procedimentos bibliográfico e documental e a abordagem qualitativa. Coleta dados em um conjunto de serviços digitais ofertados por Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal identificadas no portal do e-MEC, considerando a nota mais alta do Índice Geral de Cursos o do Conceito Institucional. Resulta em um corpus formado por uma instituição pública e três de caráter privado, sendo uma biblioteca digital e três catálogos online, ao passo que recursos de acessibilidade foram identificados em três das quatro interfaces analisadas. Verifica-se, ainda, que os rótulos empregados para representar os recursos de acessibilidade atingem níveis de conformidade das Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (A, AA e AAA). Conclui-se que a acessibilidade é promovida nas interfaces dos serviços digitais a partir dos recursos alto contraste, alteração do tamanho da fonte e atalhos (comandos por teclado), segundo rótulos (textuais e icônicos) consistentes e alinhados a diretrizes específicas, os quais facilitam a compreensão das informações dispostas e auxiliam na navegação de pessoas com deficiência dos tipos visual e motora, e que a biblioteca digital se destaca pelos encargo, visual e posicionamento dos recursos na interface.
Abstract: Research that analyzes the presence of accessibility in the interfaces of digital services of Higher Education Institutions in the Federal District from the components of labeling of Information Architecture. It bases the research on concepts of digital libraries, on the way of thinking and structuring the design of interfaces based on Information Architecture, on the list of types of disabilities and on the set of possibilities which promote the inclusive and democratic access to information by people with disabilities, considering how accessibility on the web can be thought of and evaluated according to technical guidelines and validations. It is characterized as a deductive method study, of basic nature and descriptive classification, adopting bibliographic and documental procedures and a qualitative approach. It collects data in a set of digital services offered by Higher Education Institutions of the Federal District identified in the e-MEC portal, considering the highest score of the General Index of Courses or the Institutional Concept. It results in a corpus formed by one public institution and three private ones, being one digital library and three online catalogs, while accessibility resources were identified in three of the four analyzed interfaces. It is also verified that the labels used to represent accessibility resources reach compliance levels of the Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (A, AA and AAA). It is concluded that accessibility is promoted in the interfaces of digital services from the resources high contrast, change of font size and shortcuts (keyboard commands), according to consistent labels (textual and iconic) and aligned to specific guidelines, which facilitate the understanding of the information available and assist in the navigation of people with visual and motor disabilities, and that the digital library stands out by the burden, visual and positioning of resources on the interface.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
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