Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36242
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JordannaVeras_VitorNunes_tcc.pdf1,94 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da qualidade do concreto usinado produzido no Distrito Federal
Autor(es): Veras, Jordanna Saboia
Nunes, Vítor Mendonça Silva
Orientador(es): Capuzzo, Valdirene Maria Silva
Assunto: Concreto - controle de qualidade
Construção civil - estimativas
Resistência de materiais
Data de apresentação: 9-Mai-2022
Data de publicação: 3-Out-2023
Referência: VERAS, Jordanna Saboia; NUNES, Vítor Mendonça Silva. Avaliação da qualidade do concreto usinado produzido no Distrito Federal. 2022. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) —Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Visando otimizar o espaço no canteiro de obras, o concreto usinado vem ganhando grande espaço nas obras brasileiras. Entretanto, por meio do Projeto Indicadores do Concreto pertencente ao Sinduscon-DF, verificou-se que diversos concretos usinados não atendiam às especificações solicitadas, o que expõe a necessidade de revisão de projetos estruturais e em alguns casos a necessidade de realização de reforço nas estruturas. Com o objetivo de se avaliar tal inconformidade, foi realizada a avaliação da qualidade do concreto usinado produzido no Distrito Federal. Durante o estudo foi elaborado um banco de dados com 1.106 resultados relativos à consistência e a resistência à compressão, para consistências das classes S100, S160 e S220 e classe de resistências C30 e C40 do concreto usinado produzido em Brasília. Todos os ensaios de resistência foram realizados pelo corpo técnico do SENAI, e englobam ensaios realizados para idades diversas, fornecendo um panorama do desenvolvimento de resistência do concreto. Os resultados foram utilizados para calcular a média e o desvio-padrão para os concretos em geral do Distrito Federal e para cada concreteira. Também foi realizada a análise de outliers estatísticos e de distribuição normal das resistências. Dessa forma, a pesquisa foi capaz de apresentar um panorama da qualidade do concreto usinado produzido no Distrito Federal, de modo a produzir um retorno para a sociedade e para o setor da construção civil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.