Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36272
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaPaulaRodriguesDaSilva_tcc.pdf501,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Consumo para o decrescimento: uma análise da predisposição dos consumidores
Autor(es): Silva, Ana Paula Rodrigues da
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Consumo
Consumo (Economia)
Consumo consciente
Consumo sustentável
Decrescimento econômico
Data de apresentação: 17-Jul-2023
Data de publicação: 4-Out-2023
Referência: SILVA, Ana Paula Rodrigues da. Consumo para o decrescimento: uma análise da predisposição dos consumidores. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O consumo é uma atividade que ajuda a suprir as necessidades básicas dos indivíduos, além de poder fornecer bem-estar. Ao mesmo tempo, considerando que a fonte de recursos naturais, o planeta, é escassa e limitada, é preciso buscar o equilíbrio no consumo de bens e serviços. Nesse sentido, movimentos como o do decrescimento afirmam que é possível ter qualidade de vida não necessariamente atrelado ao crescimento econômico e à degradação da natureza. Assim surge o questionamento: considerando a importância do consumo, será que os consumidores estão dispostos a aderir a um estilo de consumo mais moderado, ou às práticas do decrescimento? O objetivo neste trabalho foi avaliar a predisposição dos consumidores à adoção das práticas de consumo relacionadas ao decrescimento. A abordagem utilizada foi o levantamento de campo com questionário online aplicado a consumidores diversos e foram obtidas 113 respostas. Os resultados demonstraram que os consumidores se mostraram abertos a mudar hábitos alimentares, principalmente o de reduzir o consumo de fast food e de produtos industrializados, preparar as próprias refeições e consumir mais alimentos frescos e naturais. Dentro os hábitos de sustentabilidade, houve maior predisposição para a compra de produtos de marcas sustentáveis e responsáveis ambientalmente, a redução do consumo de itens descartáveis, e dedicação de tempo a atividades ao ar livre, exercícios físicos, leitura, meditação, etc. Entre os itens que os participantes mais teriam preferência por alugar ou compartilhar são roupas de festa, cortadores de grama, roçadeiras e podadores, equipamentos de camping e livros. Com relação à mobilidade urbana, os comportamentos com mais predisposição à adesão foram deslocar-se a pé em distâncias curtas, utilizar transporte público e transporte compartilhado e em relação ao consumo de energia, o que as pessoas consideram que mais poderiam aprimorar são apagar as luzes quando saírem de um cômodo e não deixar aparelhos na tomada após o carregamento e em standby.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.