Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36347
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ValdelineRaniereCostaDoLago_tcc.pdf669,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação financeira : a percepção de profissionais de educação
Autor(es): Lago, Valdeline Raniere Costa do
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Educação financeira
Finanças pessoais
Data de apresentação: 8-Fev-2023
Data de publicação: 10-Out-2023
Referência: LAGO, Valdeline Raniere Costa do. Educação financeira: a percepção de profissionais de educação. 2023. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A necessidade de compreender como a educação financeira é vista e utilizada pelos profissionais educação, é a justificativa e motivação para a investigação realizada nessa pesquisa. O artigo objetiva verificar a percepção dos profissionais da educação acerca da educação financeira, seus recursos e aplicabilidade no ambiente escolar. A metodologia consistiu na elaboração de um instrumento de pesquisa (questionário) que visava identificar o perfil dos respondentes, suas perspectivas e recursos utilizados na educação financeira. A aplicação ocorreu de forma online na plataforma Google Forms. O público-alvo desta pesquisa foi profissionais de educação de todo o Brasil, dividido em dois grupos, professores da educação infantil e do ensino fundamental I. A amostra final foi composta por 140 respondentes, sendo 111 profissionais da rede pública de ensino e 29 da rede privada, onde 103 respondentes atuam no ensino fundamental I e 37 na educação infantil. Os resultados mostram que, na percepção dos respondentes, a oferta da educação financeira nas escolas tem grande relevância na formação pessoal e profissional dos alunos. Entretanto, falta formação inicial para os profissionais e mesmo havendo obrigatoriedade da aplicabilidade, em documentos que norteiam a educação no país como a BNCC, ainda há um grande abismo entre o que está documentado e o que realmente se é praticado. Foi verificado que o grupo ressaltou a importância da educação financeira e também a baixa aplicabilidade de maneira oficial, por meio de disciplina e/ou projetos. Contudo, quando questionados sobre os recursos utilizados, apesar de afirmarem não haver disciplina e/ou projetos, parte considerável da amostra utiliza recursos próprios na aplicabilidade da educação financeira, o que pode estar ligado a impraticabilidade das políticas públicas e documentos norteadores do segmento. A contribuição do estudo está na possibilidade de detectar, na visão de respondentes de diferentes estados, natureza e segmento escolar, aspectos relevantes na aplicabilidade da educação financeira na visão do profissional de educação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.