Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36544
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JuliaValadaresDeSousa_tcc.pdf301,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A síntese de tradições distintas do romantismo escocês no conto A História de Willie, O Vagabundo, de Walter Scott
Autor(es): Sousa, Júlia Valadares de
Orientador(es): Souza, Michelle Alvarenga de
Assunto: Romantismo
Literatura inglesa
Data de apresentação: 10-Fev-2023
Data de publicação: 19-Out-2023
Referência: SOUSA, Júlia Valadares de. A síntese de tradições distintas do romantismo escocês no conto A história de Willie, O Vagabundo, de Walter Scott. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O trabalho possui como objetivo demonstrar como Walter Scott é capaz de sintetizar as tradições literárias típicas do Norte e do Sul em uma mesma obra. Para isso o trabalho é dividido em três capítulos, o primeiro tem como foco o contexto histórico em que o romantismo se desenvolveu, os reis e as guerras que precederam o pré-romantismo e o romantismo em si nas regiões da Escócia e da Inglaterra e como os conflitos entre esses dois países afetaram a nação escocesa. O segundo capítulo, visa desenvolver o que faz com que o romantismo escocês seja tão diferente do inglês, mesmo que os dois estivessem sob a mesma monarquia e tivessem uma origem semelhante. Neste capítulo, analisa-se um pouco da poesia James Macpherson, especialmente a da sua obra Poemas de Ossian, e uma das canções de Robert Burns como uma forma de explorar as características das diferentes origens do romantismo dentro da própria Escócia, já que uma é o retrato da literatura característica do Norte e a outra do Sul, respectivamente. Também se observa um pouco da literatura folclórica de Scott e de seu passado, além de explicar como o gênero romance histórico veio à tona e como Scott conseguiu retratar o passado de forma mais precisa. Por último, analisa-se o conto A História de Willie, O Vagabundo, escrito em 1834 por Scott, e como esse único conto é capaz de unir com maestria as heranças literárias de Macpherson e Burns em uma única obra, referenciando Norte e Sul ao mesmo tempo, e as raízes folclóricas da Escócia.
Abstract: This monography’s main objective is to demonstrate how Walter Scott can synthesize the literary traditions from the Highlands and Lowlands in the same short story. For this to happen, the monography is organized in three chapters, the first one had as its focus the historical context of how the romanticism developed, the Kings and Wars that proceeded pre romanticism and romanticism itself in Scotland and England, and how those conflicts between these two nations affected the Scottish. The second chapter developed what makes Scottish romanticism so unique and different from the English one, even though both had the same Kings and Queens and a similar origin. In this chapter, James Macpherson’s poetry in Ossian Poems is analyzed, and a song from Robert Burns too. Both were analyzed to explore the characteristics of the different romanticism origins inside Scotland, hence one of them represents the Highlands and the other, Lowlands. It is also possible to observe a little bit from Scott’s folk literature and his past to explain the historical romance genre, since it only exists because of Scott. Therefore, he was the first person to portray the past in a realistic way. In the last chapter the short story Wandering Willie's Tales, written in 1834 by Walter Scott, is analyzed. By the end it’s possible to conclude that this work can unify traditions from Macpherson and Burns with mastery, referencing the Highland’s and the Lowland’s culture at the same time, and the Scottish folkloric traditions as well.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Inglês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.