Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36663
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EsterCostaNascimento_tcc.pdf3,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estimando parâmetros cosmológicos com supernovas do tipo Ia
Autor(es): Nascimento, Ester Costa
Orientador(es): Vitenti, Mariana Penna Lima
Coorientador(es): Costa, Simony Santos da
Assunto: Cosmologia
Estrelas
Data de apresentação: 11-Jul-2023
Data de publicação: 27-Out-2023
Referência: NASCIMENTO, Ester Costa. Estimando parâmetros cosmológicos com supernovas do tipo Ia. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Neste projeto, tivemos como objetivo restringir parâmetros cosmológicos, em específico, a constante de Hubble H0 e o parâmetro de desaceleração q0, utilizando supernovas do tipo Ia. Para isso, utilizamos uma abordagem cosmográfica, ou seja, sem a necessidade de recorrer a um modelo cosmológico, possibilitando uma análise sem maiores pressupostos e mais geral. Os dados de supernovas utilizados fazem parte do Supernova Cosmology Project. Em específico, utilizamos os dados das compilações Union2 (2010) e Union2.1 (2011), que analisaram 557 e 580 supernovas do tipo Ia, respectivamente. Por meio da função estatística x2, que possibilita a avaliação da concordância entre um modelo teórico e os dados observacionais, obtivemos os valores de melhor ajuste para os parâmetros como sendo II,, = 68, 8km/s/Mpc e q0 = —0, 20, para os dados do Union2, e II,, = 68, 7km/s/Mpc e q0 = —0,17, para os dados do Union2.1. Os resultados obtidos se mostram em acordo com aqueles presentes na literatura, com algumas diferenças que podem ser atribuídas ao uso de uma amostra de dados diferente. Além dos valores de melhores ajustes, construímos ainda as regiões com os intervalos de confiança de 68%, 95% e 99%. Vale salientar que esse foi um trabalho de revisão, em que visamos reproduzir resultados já presentes na literatura.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.