Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36664
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FelipeDinizMarques_tcc.pdf2,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Introdução à cosmologia : uma proposta de análise independente de modelo da expansão acelerada do universo
Autor(es): Marques, Felipe Diniz
Orientador(es): Vitenti, Mariana Penna Lima
Assunto: Astronomia
Relatividade (Física)
Estrelas
Data de apresentação: 19-Jul-2023
Data de publicação: 27-Out-2023
Referência: MARQUES, Felipe Diniz. Introdução à cosmologia: uma proposta de análise independente de modelo da expansão acelerada do universo. 2023. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho se propõe a uma análise e descrição teórica dos principais conceitos relativos à dinâmica do universo, de maneira a explicar que características são levadas em consideração na estruturação do modelo atual de universo mais aceito e que é baseado no Princípio Cosmológico. Assim, serão descritas as diferentes distâncias utilizadas na área, como a comóvel e a luminosidade, bem como explicados alguns conceitos da teoria da relatividade geral e as equações implicadas nela. Será realizada ainda uma descrição do que são Supernovas Ia e por que elas são tão importantes para se compreender a cinemática e a dinâmica do cosmos, tendo aqui a presença de uma função importante chamada desaceleração. Ela nos informa sobre o atual estado da expansão ou contração do universo, e este trabalho pretende explicar que é possível comprovar a expansão acelerada sem a necessidade de se lançar mão de um modelo cosmológico, ou seja, sem precisar recorrer à dinâmica do universo, mas tão somente a dados que independem da teoria da relatividade geral, ou seja, baseados em cosmografia. Como se trata de um trabalho de conclusão de curso, uma abordagem didática deve marcar o texto. Logo, para além de uma exposição teórica, o segundo objetivo consiste em abrir as principais equações de maneira a mostrar ao leitor como elas são deduzidas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.