Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36848
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasGalvaoDosSantos_tcc.pdf905,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Candidaturas coletivas nas eleições legislativas municipais de 2020 : em busca da representatividade política
Autor(es): Santos, Lucas Galvão dos
Orientador(es): Abers, Rebecca Neaera
Assunto: Mandatos coletivos
Representatividade política
Eleições municipais
Mulheres na política
Data de apresentação: 18-Jul-2023
Data de publicação: 23-Nov-2023
Referência: SANTOS, Lucas Galvão dos. Candidaturas coletivas nas eleições legislativas municipais de 2020: em busca da representatividade política. 2023. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O surgimento das candidaturas coletivas nas eleições legislativas municipais de 2020 representou uma busca por maior representatividade política. Essas candidaturas se destacaram por sua natureza coletiva, com grupos de pessoas se unindo para concorrer a cargos legislativos. Com uma proposta de representação coletiva, desafiaram os modelos tradicionais de poder e representação, abrindo caminho para novas formas de exercício da política e tomada de decisões. Em suma, as candidaturas coletivas nas eleições legislativas municipais de 2020 representaram um movimento em busca de maior representatividade política. A proporção de mulheres eleitas como porta-vozes nas candidaturas coletivas foi de 64,7% do total de candidaturas eleitas. Isso representa, de fato, um sinal positivo de avanço na representatividade de gênero na esfera política. Além disso, a tendência de promover uma maior diversidade na política, como indicado pela pesquisa que contabilizou 417 vínculos entre porta-vozes e associações, também é positiva e fundamental para fortalecer a democracia e torná-la mais inclusiva e sensível às necessidades de grupos minorizados e sub-representados. As candidaturas trouxeram a perspectiva de representação coletiva e diversificada, dando voz a esses grupos. Apesar dos desafios e limitações, essas candidaturas estão abrindo espaço para novas formas de participação política e renovaram os debates sobre representação política e democracia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.