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Título: A dimensão simbólica da moda na sociedade do desempenho
Autor(es): Matos, Matheus Rodrigues de
Orientador(es): Jardim, Symone Rodrigues
Assunto: Moda
Consumismo
Memória
Data de apresentação: 10-Fev-2023
Data de publicação: 24-Nov-2023
Referência: MATOS, Matheus Rodrigues de. A dimensão simbólica da moda na sociedade do desempenho. 2023. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Viver no mundo sob os excessos, em que tudo parece ser possível e infinito, declina-se ao vazio que se ausenta de memórias e unicidade. No mundo das múltiplas oportunidades e infinitas possibilidades, a autoexploração torna-se mais fácil quando você é induzido a acreditar ser livre, senhor e soberano de si mesmo. A moda que, aqui, penhora e sucumbe aos excessos de estímulos, informações e impulsos, tomou conta e faz parte de tudo, força e rompe com o tempo. Portanto, em uma busca por tornar-se, a moda, com o consumismo, induzem o indivíduo a acreditar poder se desfazer de suas identidades ao simples ato de ir às compras. A presente pesquisa se constitui em questionar o mundo da moda, a atual sociedade do desempenho e os excessos de positividade. Diferentemente do século passado, caracterizado por um cenário de doenças imunológicas, combatidas com antibióticos, na sociedade do desempenho a doença permeada é a do adoecimento neuronal, alimentada pelos excessos de positividade que erradica qualquer alteridade no mundo. Isso significa que a sociedade vive uma época pobre de negatividades. Contraposta durante a pesquisa, a sociedade do desempenho, contesta o que nos torna humanos e o sentimento de insuficiência, coadjuvado pela ausência de alteridade no mundo e estimulado pela moda, promove o vazio e o não pertencimento, de modo que, sem o existir da alteridade, o consumo deixa de ser importante. É apagado de qualquer objeto de vestuário a possibilidade de ele vir a se tornar memória, parte de quem o porta, de modo que impossibilite o acontecimento do que aqui, nesta pesquisa, é chamado de “mágica da roupa”. A caminho do fim, da nossa aniquilação, aqui será esboçado o amanhã. Se é que ele é possível.
Abstract: Living in a world of excesses, where everything seems possible and infinite, leads to an emptiness that lacks memories and uniqueness. In the world of multiple opportunities and infinite possibilities, self exploration becomes easier when you are induced to believe that you are free, master and sovereign of yourself. The fashion that, here, pawns and succumbs to the excesses of stimuli, information and impulses, has taken over and is part of everything, strength and breaks with time. Therefore, in a search for becoming, fashion, together with consumerism, induces the individual to believe that he can get rid of his identities with the simple act of going shopping. This research is constituted by questioning the world of fashion, the current society of performance and the excesses of positivity. Unlike the last century, characterized by a scenario of immunological diseases, fought with antibiotics, in the society of performance, the permeating disease is that of neuronal illness, fueled by excesses of positivity that eradicates any otherness in the world. This means that society is experiencing a period of low negativity. Contrasted during the research, the society of performance, contests what makes us human and the feeling of insufficiency, aided by the absence of otherness in the world and stimulated by fashion, promotes emptiness and non-belonging, so that, without the existence of otherness, consumption ceases to be important. The possibility of becoming a memory, part of who wears it, is erased from any object of clothing, in a way that prevents the occurrence of what is called here, in this research, “the clothing magic”. On the way to the end, to our annihilation, tomorrow will be outlined here. If it is even possible.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2023.
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