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Título: Desenvolvimento de um componente web para auxílio na criação de um ambiente de ensino inspirado na linguagem Logo
Autor(es): Silva, Guilherme Augusto Nunes
Silva, Thalisson Barreto de Melo
Orientador(es): Mendes, Fábio Macedo
Sampaio, Renato Coral
Assunto: Programação (Computadores)
Linguagem de programação - Logo
Ambiente de ensino
Data de apresentação: 13-Fev-2023
Data de publicação: 27-Nov-2023
Referência: SILVA, Guilherme Augusto Nunes; SILVA, Thalisson Barreto de Melo. 2023. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Com o estímulo do aprendizado de programação, é perceptível que mais soluções interativas tendem a ser adequadas para engajar crianças, jovens e até adultos a desbravarem esta área. A linguagem Logo, importante ferramenta no ensino de programação, foi fundamental para expandir o pensamento de que o estudo nessa área pode ser mais inclusiva e engajadora. Por isso, ferramentas e plataformas que facilitam o aprendizado de software têm se popularizado, com soluções que permitem acoplar facilmente uma ferramenta já criada em outra plataforma, incentivando o reaproveitamento de código através do uso de bibliotecas. A proposta deste trabalho é criar um componente web capaz de reproduzir de forma conceitual os aspectos da linguagem Logo, na criação de desenhos, estimulando o engajamento no estudo da programação através do uso de linguagens e plataformas mais populares atualmente. O aspecto principal é permitir que seja acoplável em diversas plataformas web, incluindo também no Jupyter Notebook, já que o aspecto motivador das ferramentas que engajam os alunos através da interatividade no desenvolvimento tem se popularizado através de novas linguagens de programação e bibliotecas criadas. Como resultado, foi desenvolvido um componente web apresentando aplicações tanto em websites quanto em plataformas como o ambiente Jupyter Notebook através do que chamamos de Jupyter Widgets, a fim de trazer o formato de desenvolvimento para outra linguagem sem ser a nativa de criação do componente.
Abstract: With programming learning stimulus, are noticeable that more interactive solutions haveto be properly to engage kids, young people, and even adults to explore this world. TheLogo language, an important tool for programming learning, was fundamental to expanding thinking so that this area of study can be more inclusive and engaging. Therefore, tools and platforms that help software development learning have become popular, generating more solutions that can be easily coupled with another platform, encouraging codereuse through code library use.The purpose of this work is to create a web component able to reproduce conceptually many Logo language aspects, on draw creation, encouraging the programming study engagement using languages and platforms more popular actually, allowing it should beattached to different web applications, including Jupyter Notebook because the motivating the aspect of tools that engage students through interactivity in software developmenthas become popular with new programming languages and libraries created.As a result, it was developed a web component integrating web applications as well asplatforms such as the Jupyter Notebook environment through Jupyter Widgets technology, to bring the software development format to another language without being thenative language of the created component.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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