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Título: A transformação da forma escolar na Escola Classe Lajes da Jibóia de Ceilândia
Autor(es): Silva, Alessandra de Paula da
Rodrigues, Guilherme Mendes
Silva, Rose Bernardes
Orientador(es): Rocha, Eliene Novaes
Assunto: Escola rural
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 1-Dez-2023
Referência: SILVA, Alessandra de Paula da; RODRIGUES, Guilherme Mendes; SILVA, Rose Bernardes. A transformação da forma escolar na Escola Classe Lajes da Jibóia de Ceilândia. 2023. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A Escola do campo é sinônimo de conquista, luta, trabalho coletivo, interdisciplinaridade, auto-organização e ligação com a vida, com identidade própria de seus sujeitos e território, mas ainda está engatinhando para cumprir com seus objetivos. Analisando a organização do trabalho pedagógico da Escola Classe Lajes da Jibóia de Ceilândia e dialogando com experiências de transformação das escolas organizadas a partir do sistema de complexos, este artigo traz elementos importantes inspirados na Pedagogia Socialista, de estudo, reflexões e mapeamento de um recorte da realidade, confrontando Teoria X Prática, destacando o Projeto Político Pedagógico como instrumento norteador dos processos escolares e suas relações com a atualidade e práticas escolares sob a perspectiva de transformação social, discutindo sobre a desafiadora implementação no contexto escolar de elementos do complexo de estudos como o inventário, eixos temáticos e trabalho coletivo interdisciplinar, analisando e compreendendo a importância mesmo que de forma inicial desses elementos na prática educativa, como meio de fortalecimento do trabalho pedagógico das escolas do campo, visando sua consolidação e ampliação.
Abstract: The Countryside School is synonymous with conquest, struggle, collective work, interdisciplinarity, self-organization and connection with life, with its own identity of its subjects and territory, but it is still crawling to fulfill its true objectives. Analyzing the organization of the pedagogical work of the Escola Classe Lajes da Jibóia in Ceilândia and dialoguing with active experiences of schools organized from the system of complexes, this article brings important elements inspired by Socialist Pedagogy, of study, reflections and mapping of a clipping of reality, confronting Theory X Practice, highlighting the Political Pedagogical Project as a guiding instrument of school processes and its relations with the present time and school practices under the perspective of social transformation, discussing the challenging implementation in the school context of elements of the study complex as inventory, thematic axes and interdisciplinary collective work, analyzing and understanding the importance of the introductory steps of these elements in educational practice, as a means of strengthening the pedagogical work in countryside schools, aiming at its consolidation and expansion.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.
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