Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36994
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SofiaGuerra_tcc.pdf396,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Entendeu, ou quer que desenhe? : ensaio literário sobre processos de projeto na contemporaneidade
Autor(es): Santos, Sofia Guerra Gonzalez Cursino dos
Orientador(es): Oliveira, Ana Mansur de
Assunto: Design
Interdisciplinaridade
Data de apresentação: 18-Jul-2023
Data de publicação: 6-Dez-2023
Referência: SANTOS, Sofia Guerra Gonzalez Cursino dos. Entendeu, ou quer que desenhe?: ensaio literário sobre processos de projeto na contemporaneidade. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo principal desse projeto é instigar formas de fazer do design que levem em conta não somente a percepção puramente visual de um objeto, mas este em um contexto mais abrangente. Trata-se de entender o processo do projeto de design com a consciência de que o sentido final gerado não se concretiza no momento de fechamento de um arquivo, e sim no momento da articulação deste com o mundo. Para esse trabalho de sensibilização, foi criado um ensaio literário construído a partir da revisão de uma bibliografia que mescla autores que estudam a complexidade do mundo atual de mais de uma área do conhecimento – como a sociologia, filosofia e geografia –, além da própria investigação do ponto de vista dos pensadores do design. O ensaio literário aqui apresentado leva o mesmo nome do projeto para o qual o mesmo foi desenvolvido: o projeto Entendeu, ou quer que desenhe?. Tal projeto visa semear uma visão holística de um determinado problema na hora de se projetar, tendo como argumento principal a costura de ideias materializada em ensaio literário. Essa materialização será desenvolvida em diversos suportes, como o projeto gráfico de um livreto desenvolvido como primeira iniciativa experimental de desenvolver um suporte para o conteúdo textual. A perpetuação do projeto envolve o desdobramento do conteúdo do ensaio em diversas materializações e linguagens, a partir de um esforço de curadoria, recorte e desenvolvimento gráfico. Tendo como ponto de partida o desenvolvimento de um ensaio literário, o projeto visa engajar os leitores no complexo panorama contemporâneo, destacando a relevância de processos criativos que transcendem os limites tradicionais e se inserem em uma perspectiva multidisciplinar.
Abstract: The main objective of this project is to instigate forms of making design that take into account not only the purely visual perception of an object, but also the larger context in which it is involved. It is about understanding the design process with the awareness that the final meaning of a work does not materialize at the moment of closing a file, but rather when this work is integrated with the world. To achieve this sensibilization a literary essay was created built upon a review of a bibliography that combines authors from multiple areas of knowledge who study the complexity of the current world (such as sociology, philosophy, and geography), as well as investigating the viewpoint of authors and thinkers of the design field. The literary essay presented here shares the same name as the project for which it was developed: the Got it, or wants me to draw?', project. This project aims to encourage a holistic vision of a given problem when projecting, with the main argument being the interweaving of ideas materialized in a literary essay. This materialization will be developed in various media, such as the editorial project of a booklet, which serves as the first experimental initiative to create a support for the textual content developed. The project's perpetuation involves the outspread of the essay's content into various materializations and languages, through curation, editing and graphic development. Having as a starting point the development of a literary essay, the project aims to engage readers in the complex contemporary panorama, highlighting the relevance of creative processes that transcend traditional limits and are inserted in a multidisciplinary perspective.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Projeto do Produto
Desenho Industrial - Programação Visual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.