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Título: Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de Computação cotistas da Universidade de Brasília
Autor(es): Rocha, Kailany Ketulhe Gomes
Orientador(es): Holanda, Maristela Terto de
Assunto: Cotas raciais - universidades
Ensino superior
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 7-Dez-2023
Referência: ROCHA, Kailany Ketulhe Gomes . Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de Computação cotistas da Universidade de Brasília. 2023. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A Lei 12.711 de 2012, conhecida como Lei das Cotas, aplicada em todas as instituições de ensino superior federais do Brasil definiu que 50% dos estudantes ingressantes em cursos de graduação deveriam ser oriundos de escolas públicas. Neste contexto, este artigo tem como objetivo responder as seguintes questões: 1) Como foi a entrada dos alunos cotistas nos últimos anos?; 2) Qual foi o desempenho acadêmico dos alunos cotistas nos cursos de computação? 3) Qual é a porcentagem de formatura e desligamento dos alunos cotistas?. Foi realizada a análise dos dados dos estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Licenciatura em Computação e os resultados incluem: (1) Um aumento dos alunos de escola pública no curso de computação após a implementação da Lei de Cotas, (2) Ao longo dos cursos estudados a diferença de desempenho dos alunos cotistas e não cotistas vai diminuindo e (3) Os alunos cotistas se formaram menos se comparado com os alunos não cotistas.
Abstract: In 2012, Law 12,711, also known as the Quota Law, was applied in all federal higher education institutions in Brazil. It stipulated that 50% of students entering undergraduate courses should come from public schools. In this context, this article aims to answer the following questions: 1) How was the entry of quota students in recent years?; 2) What was the academic performance of quota students over in computing courses? 3) What is the percentage of quota students graduating and leaving?. Data analysis of students at the University of Brasilia was carried out and the results include: (1) An increase in public school students in the computing course after the implementation of the Quota Law, (2) Over the courses studied the difference in performance of quota students and non-quota students is decreasing and (3) Quota students graduated less compared to non-quota students.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
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