Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37288
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_KatilaThailannyMacedoDaSilva_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: "Santos nômades": ressonâncias da arte sacra católica entre a musealização e a devoção no Museu de Arte Sacra da Boa Morte, Goiás-GO
Autor(es): Silva, Kátila Thailanny Macêdo da
Orientador(es): Britto, Clovis Carvalho
Assunto: Musealização
Arte sacra
Museu de Arte Sacra da Boa Morte (MASBM)
Data de apresentação: 22-Jul-2023
Data de publicação: 8-Jan-2024
Referência: SILVA, Kátila Thailanny Macêdo da. "Santos nômades": ressonâncias da arte sacra católica entre a musealização e a devoção no Museu de Arte Sacra da Boa Morte, Goiás-GO. 2023. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa visa analisar o trabalho desenvolvido pelo Museu de Arte Sacra da Boa Morte (MASBM) na salvaguarda dos objetos que estão sobre sua tutela, e de que forma uma parcela da comunidade estabelece diálogo com o museu que o cerca para que estes mesmos objetos possam participar de celebrações e festejos dessa comunidade. Ainda em caráter introdutório, através de revisão bibliográfica buscará estabelecer o trânsito de objetos no campo museal, este estudo também debate a musealização a ressonância e a sacralização dos objetos, bem como, o papel da arte sacra para a instituição e as demais esferas do qual ela pode fazer parte. Por fim, lançar um olhar sobre as tensões e apropriações da arte sacra musealizada, abordar através de uma nova conceituação que estes objetos que tem trânsito estabelecido entre museu e comunidade podem se caracterizar como nômades e estabelecer de que forma esses objetos ultrapassam as fronteiras do museu e contribuem com a comunidade no qual estão inseridos.
Resumén: Esta investigación tiene como objetivo analizar el trabajo que realiza el Museo de Arte Sacro de Boa Morte (MASBM) en el resguardo de los objetos que se encuentran bajo su tutela, y cómo una parte de la comunidad establece un diálogo con el museo que la rodea para que estos mismos objetos puedan participar en las celebraciones y festividades de esa comunidad. Aún con carácter introductorio, a través de una revisión bibliográfica, se buscará establecer el tránsito de los objetos en el campo museístico, este estudio también debate la musealización, la resonancia y la sacralización de los objetos, así como el papel del arte sacro para la institución y las demás esferas de las que puede formar parte. Finalmente, dar una mirada a las tensiones y apropiaciones del arte sacro musealizado, abordar a través de una nueva conceptualización que estos objetos que han establecido el tránsito entre museo y comunidad pueden caracterizarse como nómadas y establecer cómo estos objetos traspasan las fronteras del museo y contribuyen a la comunidad en la que se insertan.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.