Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37291
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SandraSuellenSilvaOliveira_tcc.pdf1,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diretrizes para um Plano de Gestão de Riscos para o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves
Autor(es): Oliveira, Sandra Suellen Silva de
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Monumentos
Patrimônio cultural
Patrimônio cultural - gestão de riscos
Data de apresentação: 24-Jul-2023
Data de publicação: 8-Jan-2024
Referência: OLIVEIRA, Sandra Suellen Silva de. Diretrizes para um Plano de Gestão de Riscos para o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. 2023. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa acerca das práticas para a preservação dos monumentos, com aplicação por meio de um conjunto de diretrizes para concepção de um plano de gestão de riscos para o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. Sendo a preservação um dos pilares da Museologia, a gestão de riscos apresenta-se como um recurso para a defesa do patrimônio cultural, observando a sua conservação, a redução das vulnerabilidades e a mitigação dos danos. Apresentado como um memorial cívico para homenagear os heróis e heroínas que desempenharam importantes papéis na busca de liberdade e democracia no Brasil, o Panteão da Pátria traz um significado além do argumento da sua construção ao ser considerado o projeto de retomada do programa idealizado por Lucio Costa para a capital federal em seu Relatório do Plano Piloto.
Abstract: This work is a research about the practices for safeguarding monuments with concrete application through some guidelines for a conception of risk management plan for Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. Since preservation is one of the pillars of Museology, risk management is presented as a resource for the defense of cultural heritage, observing its conservation, decrease of vulnerability and mitigation of damage. Presented as a civic memorial to honor the heroes and heroines who played important roles in the pursuit of freedom and democracy in Brazil, Panteão da Pátria brings a meaning beyond the argument of its construction to be considered the project of resumption of the program idealized by Lucio Costa for the federal capital in its Relatório do Plano Piloto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.