Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37685
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasMattosDeFreitas_tcc.pdf447,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância econômica e social do cooperativismo de crédito no Brasil : uma prova da não neutralidade da moeda
Autor(es): Freitas, Lucas Mattos de
Orientador(es): Barbosa Filho, Nelson Henrique
Assunto: Desenvolvimento econômico
Cooperativismo
Sistema Financeiro Nacional (SFN)
Heterodoxia (Economia)
Data de apresentação: 9-Fev-2023
Data de publicação: 27-Fev-2024
Referência: FREITAS, Lucas Mattos de. A importância econômica e social do cooperativismo de crédito no Brasil: uma prova da não neutralidade da moeda. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: No presente trabalho será mostrado a importância das cooperativas de crédito para o desenvolvimento econômico social do Brasil. A ortodoxia monetária nega qualquer influência de aspectos monetários, como crédito e outros produtos financeiros, impactando variáveis reais (renda, emprego, produção). O estudo busca mostrar por meio de artigos e de outras fontes que as cooperativas de crédito podem contribuir na melhora da renda, do emprego e da produção dos municípios dos quais fazem parte. Será mostrado a importância que as cooperativas de crédito têm dentro do Sistema Financeiro Nacional, por meio de seus resultados financeiros, e, como parte desses resultados financeiros impactam a economia local, citando, para isso, um caso da cidade de São Roque de Minas (MG).
Abstract: This paper will show the importance of credit unions for the economic and social development of Brazil. Monetary orthodoxy denies any influence of monetary aspects, such as credit and other financial products, impacting real variables (income, employment, production). The study seeks to show through articles and other sources that credit unions can contribute to the improvement of income, employment and production in the municipalities where they are located. It will show the importance that credit unions have within the National Financial System through their financial results and how part of these financial results impact the local economy, citing for this, a case of the city of São Roque de Minas (MG).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.