Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37728
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AndreDaSilveiraGoncalves_tcc.pdf183,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diálogos ficcionais : interações entre um autor/leitor e personagens
Autor(es): Gonçalves, André da Silveira
Orientador(es): Nakagome, Patrícia Trindade
Assunto: Personagens literários
Literatura
Leitor
Data de apresentação: 2-Set-2022
Data de publicação: 29-Fev-2024
Referência: GONÇALVES, André da Silveira. Diálogos ficcionais: interações entre um autor/leitor e personagens. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Segundo Antonio Candido (CANDIDO, 2007, p. 54), a personagem desempenha um papel de destaque dentro da tríade “enredo, personagem e ideias” para construção de um romance. A partir deste fato e do processo de formação de leitores, o presente trabalho tem como intuito estabelecer um diálogo que sirva para explicitar e compartilhar a relação de identificação entre o autor/leitor e as personagens de romances. Definido a partir do seu papel neste trabalho, o autor/leitor é uma entidade baseada na sua paixão pelos livros e no processo de escrita autoral. Escolhidas dentre tantas que compõem parte da formação literária dessa entidade, as personagens são acessadas por meio da produção de cartas, que as têm como destinatários. Essas produções escritas funcionam como uma conversa entre esses entes e uma maneira de justificar os vínculos definidos durante as experiências de leitura e releitura de determinados livros e os laços criados com as personagens, que assumem um papel quase que de mentoria para um aspirante a escritor. Além de Candido, é em Rita Felski que esse autor/leitor busca as referências para respaldar sua relação com as personagens e reafirmar a força exercida por elas para vivificar as obras das quais elas fazem parte.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.