Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37730
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AliceHartmannDutra_tcc.pdf544,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O custo de oportunidade para a Alemanha em financiar os PIIGS na União Europeia
Autor(es): Dutra, Alice Hartmann
Orientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: União monetária
Crise da Zona do Euro
Endividamento público
Estados Unidos - relações econômicas internacionais
Data de apresentação: 28-Jul-2023
Data de publicação: 29-Fev-2024
Referência: DUTRA, Alice Hartmann. O custo de oportunidade para a Alemanha em financiar os PIIGS na União Europeia. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Tratado de Maastricht, assinado em 1992, firmou a criação da União Econômica e Monetária Europeia, fazendo com que o euro entrasse em circulação em 1999. O tratado previa várias regras a serem seguidas pelos países membros da zona do euro e além disso, previa uma série de metas econômicas que poderiam fazer com que um país pudesse ser um integrante da UE. A UEM tinha como principal objetivo a promoção de progresso econômico e social de maneira proporcional, com a criação de um grupo de estados que não possui fronteiras internas e que contasse com a adoção de uma moeda única. Após a crise financeira global de 2008, a União Europeia (UE) enfrentou a crise da dívida soberana que gerou uma enorme turbulência dentro do sistema financeiro europeu, devido a alta dívida pública dos PIIGS (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha) que fez com que a confiança dos mercados fosse fortemente abalada. Ao longo desse período, a Alemanha, sendo uma das principais economias da UE, desempenhou um papel importante em conjunto com o BCE e o FMI na prestação de assistência financeira e na prevenção de possíveis falências nesses países. No entanto, o apoio alemão aos PIIGS veio com um conjunto de consequências. Ao alocar recursos substanciais para programas de resgate e assistência, a Alemanha teve que fazer uma troca, sacrificando benefícios potenciais em outras áreas de investimento ou desenvolvimento interno para o desenvolvimento da zona do euro. Assim, será exposto no trabalho a real situação de cada membro do PIIGS e o que foi feito por cada um, em consonância com a União Europeia, para tentar amenizar seus elevados níveis de endividamento devido à crise de 2008. Ademais, será factível compreender o porquê da credibilidade de seus sistemas financeiros ter sido questionável e o que levou os mesmos a serem considerados da “periferia” da zona do euro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.