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Título: Retrato de família : construção das identidades LGBTQIA+ através das obras de Catherine Opie e Nan Goldin
Autor(es): Reis, Bruna
Orientador(es): Regiani, Ruth Moreira de Sousa
Assunto: LGBTQIAP+
Família
Fotografia - retratos de família
Arte e fotografia
Subjetividade
Data de apresentação: 22-Fev-2023
Data de publicação: 7-Mar-2024
Referência: REIS, Bruna. Retrato de família: construção das identidades LGBTQIA+ através das obras de Catherine Opie e Nan Goldin. 2023. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente texto se debruça sobre as obras de Catherine Opie e Nan Goldin, a partir do recorte de suas produções datadas respectivamente entre os anos 70 a 90 e de 90 até 2004, e que retratam a família LGBTQIA +. As artistas fotografaram incansavelmente as pessoas que estavam ao seu redor e a si mesmas, construindo narrativas familiares não convencionais que possibilitam a construção identitária do sujeito contemporâneo por meio da arte. Para a elaboração dessa análise, exploraram-se as formações familiares LGBTQIA+ em suas diversas formas e conteúdos. Objetivando-se expor essa questão, é analisada por meio das fotografias a importância de uma produção feita por pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIA +. Um dos relevantes pontos nessas obras está em como as construções artísticas e identitárias entre obra e espectador se fomentam mutuamente. É constatado como a fotografia pode ter o papel de eternizar memórias e perpetuar histórias de um grupo invisibilizado, assim sendo suporte para um movimento de resistência.
Abstract: This essay focuses on the works of Catherine Opie and Nan Goldin. Primarily on the perspective of their productions dated respectively between the 1970s and 1990s and from the 1990s until 2004, which portray the LGBTQIA+ family. These artists incessantly photographed themselves and the people around them, building unconventional family narratives. This in turn made it possible for the construction of the contemporary subject’s identity through art. For this analysis, LGBTQIA+ family formations were explored in their various forms and mediums. Aiming to expose this issue, the importance of a production made by people who are part of the LGBTQIA + community is analyzed through the photographs. One of the most relevant points in these works is how the artistic and identity constructions between work and spectator foster each other. It is observed how photography can have the role to immortalize memories and perpetuate stories of an invisible group, thus being supported for a resistance movement.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023.
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Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



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